Ceará é primeiro estado a colapsar e tem a ocupação total dos leitos

O principal desafio para o sistema de saúde está no tempo de incumbação do vírus e de recuperação da Covid-19.

                                                                                                              Fonte:O Globo

Hospitais lotados, filas de espera na UTI, projeções de centenas de mortos por dia: enquanto os números da Covid-19 aumentam no Brasil, o sistema público de saúde é estrangulado. A cidade do Rio já tem fila de espera no CTI com 37 pacientes e faltam respiradores. O sistema de saúde no estado do Ceará colapsou na quinta-feira com a ocupação total dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). As informações são do O Globo.

Os números do terceiro estado mais afetado pela Covid-19 no país refletem uma ameaça que já pressiona outras unidades da federação, em especial o Amazonas, na Região Norte. São Paulo, a cidade mais afetada do país, também viu ontem seu primeiro hospital colapsar.  

O principal desafio para o sistema de saúde está no tempo de incumbação do vírus e de recuperação da Covid-19. Ao contrário de outras síndromes respiratórias, a nova doença pode manter um paciente em estado grave durante 14 dias em uma UTI. Com a curva epidêmica crescendo no país, estados veem a ameaça do colapso se disseminar pelo território nacional.

Nesta quinta-feira, o governo do Ceará anunciou que todos os leitos de UTI do estado, que soma 2.386 casos do novo coronavírus, estão ocupados. Até a noite desta quarta-feira, segundo o portal G1, o Ceará tinha 169 pessoas internadas em UTIs, sendo 113 apenas na capital cearense.

Já há 48 pessoas na fila de espera por uma vaga intensiva. Ainda de acordo com o G1, a secretária de Saúde cearense informou que o colapso do sistema estadual ocorreu uma semana antes do esperado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais