Cerca de 15 mil profissionais de saúde em Teresina serão testados para coronavírus

Cerca de 15 mil profissionais de saúde serão testados para covid-19 em Teresina. Os testes rápidos têm início nesta quarta-feira (29) na maternidade do Promorar e nas três unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Renascença, Promorar e Satélite.

Segundo Jesus Mousinho, diretora de assistência especializada da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, a ideia é ter um diagnóstico desses profissionais.

“São pessoas que estão na linha de frente. A prefeitura adquiriu os testes e eles serão feitos em todos os profissionais, estabelecendo um cronograma por unidade de saúde. Não precisa que eles fiquem apreensivos. Os testes serão realizados em todos”, garantiu Mousinho. 

Os testes obedecem a um cronograma até chegar nos profissionais de toda rede pública municipal de saúde. Não há informações de quantos profissionais de saúde já foram infectados pela doença em Teresina. 

Por causa da pandemia, a Fundação Municipal de Saúde (FMS)  baixou uma portaria que permitia o afastamento dos profissionais que possuíam alguma comorbidade que o colocasse na classificação dos grupos de riscos da doença. A ideia era evitar uma super exposição dos servidores. Dessa forma, alguns ficaram trabalhando em homeoffice.

Além da testagem em massa dos profissionais de saúde, a prefeitura de Teresina também realizou testagens por amostragem em uma pesquisa do mapeamento do comportamento do vírus na capital. Os resultados da pesquisa estão sendo tabulados e deverão ser divulgados em breve pela administração municipal.

Graciane Sousa/Cidadeverde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais