Chesf volta a elevar vazão em Boa Esperança após chuvas no Sul do Piauí

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) comunicou nesta quinta-feira (17) que vai elevar a vazão do reservatório de Boa Esperança para 900 m³/s a partir desta sexta-feira (18). A medida, que deve elevar o nível do Rio Parnaíba, é em razão das chuvas na região que estão acima da média. De acordo com a Companhia, o reservatório de Boa Esperança alcançou ontem, dia 16, a cota de 302,87 metros, com um armazenamento correspondente a 77,71% do volume útil.

No dia 4 de março, quando o reservatório estava com 68,49% do volume útil, a Chesf reduziu a vazão de 900 m³/s para 500 m³/s.

“Citado reservatório registrou afluência média diária de 810 m³/s, praticando defluência média diária de 606 m³/s”, informa comunicado da Chesf publicado nesta quinta em seu site.

De acordo com a Chesf, o volume útil do reservatório encontra-se acima do patamar do volume de espera definido para o período. A vazão de 900 m³/s deve permanecer até uma nova reavaliação.

“Ressaltamos a importância e necessidade de que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação, haja vista que o período úmido se estende até o final do mês de abril “, informa a Chesf.

A Companhia ressalta ainda que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba.

Chuvas vão diminuir

Segundo a meteorologista Sônia Feitosa, as chuvas na região Sul do estado vão diminuir e não devem passar de abril.

“A tendência agora são as chuvas diminuírem para o Sul do estado e continuar até abril. Com as chuvas que aconteceram ontem no Sul do estado, o nível da barragem de Boa Esperança subiu. A partir de amanhã vai ser liberado mais água e vai aumentar o nível do rio em Teresina, mas as chuvas na região vão diminuir”, explica a meteorologista.

Ontem, todo o território do Piauí chegou a ficar em alerta para o risco de chuvas fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quinta, apenas a região do Norte continua em alerta de perigo.

Hérlon Moraes/Cidade Verde

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais