Chineses desenvolvem teste de covid-19 com resultado em até 4 minutos

Especialistas dizem que o diagnóstico é tão confiável quanto o método de PCR 

Cientistas da Universidade Fudan de Xangai, na China, desenvolveram um novo método para diagnóstico rápido de covid-19. Em artigo publicado na segunda-feira 7 na revista científica Nature Biomedical Engineering, os pesquisadores afirmam que o teste é tão confiável quanto o método de PCR, com uma vantagem adicional — o resultado fica pronto em quatro minutos.

O RT-PCR é considerado até agora o teste de covid-19 mais seguro para detectar o vírus no organismo, mas o resultado pode levar horas ou dias para sair. O teste desenvolvido pelos chineses usa microeletrônica e analisa o material genético sem necessidade de passar por um laboratório.

Para testar o novo método, amostras de 33 pessoas infectadas pelo coronavírus foram coletadas e submetidas a testes de PCR. Segundo o estudo, os resultados das duas metodologias foram comparados e coincidiram.

Teste de covid-19 com resultado rápido e mais confiável 

Os pesquisadores disseram que os testes, quando estiverem prontos e forem produzidos em larga escala, poderão ser utilizados em vários lugares, como aeroportos, hospitais, escolas e até mesmo em casa.

O exame de PCR, além de demorado, necessita de uma infraestrutura médica e de laboratórios, o que pode representar uma barreira para o diagnóstico. Já os autotestes de covid-19 são rápidos, mas não são considerados tão confiáveis quanto os testes de PCR.

Anvisa libera autotestes de covid

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu na sexta-feira 28 liberar a venda de autotestes de covid-19 no Brasil. Contudo, a decisão não tem efeito imediato: cada empresa interessada em comercializar sua versão do produto precisa pedir um registro à Anvisa, que vai analisar a solicitação.

Por Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais