Cinco cidades do Piauí estão na lista com maiores índices de infestação do mosquito Aedes Aegypti; saiba mais

Segundo os dados divulgados da 12ª Semana Epidemiológica, de janeiro a março deste ano foram registrados no Piauí 761 casos de dengue em 96 cidades.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) informou nesta segunda-feira (4) que 83 municípios piauienses estão em estado de alerta para a dengue e outros 24 possuem risco alto para a doença.

Além disso, o órgão divulgou as cinco cidades do estado com o maior índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti. São elas: Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurguéia, Fartura do Piauí e Marcos Parente.

“Conseguimos esses números através dos nossos sistemas. Eles nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença. Por isso, pedimos aos gestores municipais, que mantenham os sistemas atualizados”, afirmou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Segundo os dados divulgados da 12ª Semana Epidemiológica, de janeiro a março deste ano foram registrados no Piauí 761 casos de dengue em 96 cidades. No ano passado, no mesmo período, foram registrados 262 casos da doença.

Mortes

No dia 10 de março, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que o estado registrou a primeira morte por dengue e ainda um aumento de 236,9% de possíveis casos da doença.

No dia 27 de março, o Piauí teve o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica. A vítima tratava-se de um menino de nove anos, identificado como Lucas Manoel Resende Rodrigues, filho único de Julimar Rodrigues e Cleide Resende. A rua onde Lucas Manuel morava, no bairro Dirceu 2, Zona Sudeste de Teresina, registrou oito casos de dengue nos últimos 15 dias.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) começou esta semana a utilizar os carros fumacê para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, em Teresina.

Por g1 PI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *