Coronavírus cancela Missa da Santa Cruz no Morro dos Três irmãos que já era celebrada há 24 anos em Jaicós

Em tempo de isolamento social a tradicional missa do Morro dos Três Irmãos em Jaicós que seria celebrada exatamente hoje, domingo (3.mai) não foi realizada devido ao coronavírus (Covid-19).

O Morro dos três Irmãos fica a 18 km da cidade de Jaicós, na zona rural do município, próximo ao povoado Croazal e mantém viva uma tradição que teve início em 1919, quando o padre Miguel Reis Melo presidiu a primeira missa aos pés do cruzeiro instalado por dois missionários, em 1917, e desde então atrai centenas de fiéis. Mas segundo informações, as pessoas já subiam ao topo do morro muito antes disso, fazendo preces, louvando e agradecendo pelos graças alcançadas.

Mais tarde, em 03 de maio de 1959, o padre Mariano da Silva Neto levou em procissão realizada da Matriz de Nossa Senhora das Mercês, no centro de Jaicós, até o topo do Morro dos Três Irmãos a imagem do Cristo Crucificado que ornamenta a pequena capela erguida no local.

Durante 20 anos não houve a festa da Venerada Santa Cruz, pois em 1978 foi decidido pelo Vigário Ecônomo da paróquia, Pe. André Fillipi, auxiliado por membros da Equipe Pastoral e do Conselho Paroquial, que não haveria mais o festejo por a festa estar perdendo o caráter religioso, sendo retomada apenas em 1996, pelo padre Gregório Leal Lustosa, então Vigário Paroquial.

O dia 3 de maio é feriado no município de Jaicós, por força de lei municipal sancionada no ano de 2006, através de Projeto de Lei de autoria do então vereador Ivo Farias de Oliveira.

Veja abaixo imagens da missa celebrada no ano passado (2029):

 

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *