Covid-19: taxa de ocupação de leitos clínicos sobe 160% e média móvel de casos segue em alta no Piauí

Em contrapartida, a média móvel de mortes pela doença obteve uma queda de 44%, assim como o índice de transmissibilidade do coronavírus no Piauí, que caiu de 1,43 para 1,19.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) divulgou, nesta terça-feira (5), os resultados do Boletim Epidemiológico Covid-19 da 26ª semana, que compreende entre os dias 26 de junho a 2 de julho. Os dados revelaram que houve um aumento de 160% na taxa de ocupação de leitos clínicos destinados aos pacientes com a doença.

De acordo com a secretaria, a média de ocupação nos leitos clínicos cresceu de 40 para 104, entre a 25ª e 26ª semana. Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a taxa de ocupação se manteve estável. Já nos leitos de estabilização, houve um aumento de 4 para 7 pacientes com Covid-19 internados.

O boletim apontou que a média móvel de casos de Covid-19 no estado permanece em alta. Foram registrados 338 novos casos na última semana, o que representa um aumento de 1.652%. Na 25ª semana, foi registrado um aumento de 1.839% de casos positivos da doença.

Em contrapartida, a média móvel de mortes pela doença obteve uma queda de 44%, assim como o índice de transmissibilidade do coronavírus no Piauí, que caiu de 1,43 para 1,19.

Vacinação é essencial

O secretário estadual de saúde, Neris Júnior, alertou sobre a importância em tomar todas as doses da vacina contra a Covid-19 e do cumprimento das medidas sanitárias para evitar um novo agravamento da pandemia.

“A vacina é a arma principal de combate ao vírus e seus agravamentos. Mais uma vez pedimos à colaboração do povo do Piauí, que vá aos locais de vacinação de seu município e tome todas as doses necessárias para a sua proteção e que sigam se cuidando com o uso da máscara como determinado pelo Comitê de Operações Estratégicas do Piauí. A Sesapi também está enviando testes aos municípios, à medida que os mesmos são solicitados, para Teresina já encaminhamos 60 mil”, afirmou o gestor.

Por g1 PI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais