Cras de Patos do Piauí realiza ação pelo dia Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Os Adolescentes do NUCA e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de Patos do Piauí realizaram, nesta segunda-feira (25.jul), atividades de mobilização em alusão Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com ações pelas ruas da cidade.
As atividades realizadas buscam conscientizar a população sobre a temática e tiveram acompanhamento da equipe gestora do CRAS, em nome da coordenadora Francisca Silva, das orientadoras do Serviço de Convivência Fortalecimento de Vínculos, Maria Luiza e Ronilda, e da Mobilizadora do NUCA, Diva de Fátima.
Sobre a data
No dia 25 de julho se comemora o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em homenagem à luta e à resistência das mulheres negras.
No Brasil, a data também é uma homenagem à Tereza de Benguela, conhecida como “Rainha Tereza”, que viveu no século XVIII, no Vale do Guaporé (MT), e liderou o Quilombo de Quariterê. Segundo documentos da época, o lugar abrigava mais de 100 pessoas, incluindo indígenas. Sua liderança se destacou com a criação de uma espécie de Parlamento e de um sistema de defesa. Tereza foi morta após ser capturada por soldados.
O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e teve origem durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992. O evento reuniu mais de 300 representantes de 32 países para compartilhar suas vivências, denunciar as opressões e debater soluções para a luta contra o racismo e o machismo.
Por Ascom/Prefeitura de Patos do Piauí
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.