Delegado Bonfim Filho morre aos 59 anos em hospital de Teresina

Faleceu na manhã desta sexta-feira (31/05) o delegado Bonfim Filho. Ele estava internado há alguns meses na Unidade de Terapia Intensiva do hospital HTI Sul, em Teresina, por complicações da Diabetes.

Francisco Carlos do Bonfim Filho, de 59 anos, estava afastado das funções de delegado desde 2014, por causa da doença, que o deixou de cadeira de rodas.

O delegado presidente da Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) e em 2011 ele pediu para sair através de uma licença prêmio. A comissão acabou extinta.

Bonfim Filho também foi titular de diversos distritos policiais de Teresina,com maior atuação no 2º, do bairro Primavera.

O velório vai aconteceu na Pax União, na avenida Miguel Rosa. O delegado deixa esposa, quatro filhos e seis netos.

Carreira

Francisco Carlos do Bonfim Filho, nascido em 20/10/1959, ingressou nos quadros da Secretaria de Segurança Pública em 01/10/1984 como Auxiliar Técnico. Em 04/05/87 foi nomeado como Delegado de Polícia do 8ºDP. No mesmo ano foi designado para atuar na Polinter e posteriormente como Delegado Especial na cidade de Floriano e na Delegacia de Homicídios.

Em sua carreira atuou na Delegacia Regional de Picos, no Departamento de Polícia Metropolitano, como coordenador de todo serviço de ronda policial, realizado por policiais civis no ano de 1991, assim como no 2°DP e Delegacia de Entorpecentes. Presidiu diversos inquéritos policiais em caráter especial.

No ano de 1995 foi designado para criar e instalar um Plantão geral Metropolitano, com o objetivo de apoiar Delegacias Distritais e Especializadas. Em 01/01/1999 foi nomeado para o cargo de Delegado Geral de Polícia Civil, passando mais de um ano à frente da instituição. Assumiu posteriormente a função de Assessor Técnico do Secretário de Segurança Pública e Diretor de Unidade de Subsistema de Inteligência da SSP-PI. Passou a integrar a Comissão Investigadora do Crime Organizado, quando da sua criação em 25/10/2004. Ainda na ativa, retornou ao Setor de Inteligência da SSP-PI.

Nota de Pesar da Secretaria de Segurança do Piauí

A Secretaria de Segurança Pública e Delegacia Geral vem, por meio da presente nota, expressar votos de pesar pelo falecimento do Delegado de Polícia Civil, Francisco Carlos do Bonfim Filho.  O DPC faleceu na manhã desta sexta-feira (31/05).

Delegado Bonfim Filho estava aposentado, tinha 61 anos, tendo contribuído muito à Polícia Judiciária desde o ano de 1984 quando do ingresso na Segurança Pública do Piauí, onde dedicou toda uma vida em prol desta.

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Capitão Fábio Abreu, destacou a importância do Delegado. “Com muito pesar recebi a notícia do grande delegado Bonfim Filho. As suas contribuições para a Polícia Civil e Segurança Pública do Piauí são incontáveis, como a passagem pelo cargo de Delegado Geral e seu dedicado trabalho na Comissão Investigadora do Crime Organizado-CICO. Um grande homem e profissional. Presto minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento tão difícil”, disse o secretário.

O velório acontece a partir das 12h na Pax União, Avenida Miguel Rosa. O sepultamento ocorrerá às 17h no Cemitério Jardim da Ressurreição, localizado na Avenida Mirtes Melão, 6256 – Gurupi, Teresina-PI.

Sua trajetória profissional foi marcada por reconhecimentos e elogios por parte de diversas instituições do estado do Piauí. 

A Polícia Civil está de luto!

Nota de pesar do Sindicato dos Delegados 
O Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado do Piauí recebeu com grande pesar a triste notícia do falecimento do Delegado Bonfim Filho, nesta sexta-feira (31).

Prestamos nossas condolências e solidariedade aos familiares e amigos(as)  deste guerreiro que no decorrer de sua vida prestou belíssimo exemplo de dedicação à segurança pública do Piauí.

O SINDEPOL, em nome de toda a categoria de Delegados, manifesta sua solidariedade e condolências neste momento de tristeza. 
Descanse em paz, Guerreiro! 

Higgo Martins Moura
Presidente SINDEPOL

Nota de pesar da Prefeitura de Teresina
A Prefeitura de Teresina manifesta profundo pesar pela morte do delegado aposentado da Polícia Civil do Piauí, Bonfim Filho, nesta sexta-feira. Ele estava internado em decorrência de complicações do diabetes.

Bonfim Filho já foi delegado geral, coordenador de algumas delegacias especializadas, como a antiga Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO), além de vários distritos em Teresina, tendo prestado relevantes serviços para a segurança da nossa capital e também para todo o Piauí.

Nesse momento de sofrimento e dor, a administração municipal se solidariza com familiares e amigos.  

FIRMINO FILHO

 

Fonte: 180graus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais