Política

Dez deputados federais do Piauí fazem o juramento e tomam posse; fotos!

No início dos trabalhos, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), informou a renúncia da deputada reeleita Rejane Dias (PT-PI).

Os  dez parlamentares eleitos pelo Piauí para a Câmara Federal foram empossados nesta quarta-feira, 1º de fevereiro.  A cerimônia de condução dos deputados federais eleitos em 2 de outubro de 2022 teve início às 10 horas, no Plenário Ulysses Guimarães.

No início dos trabalhos, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), informou a renúncia da deputada reeleita Rejane Dias (PT-PI) – em janeiro, ela foi eleita conselheira do Tribunal de Contas do Estado pela Assembleia Legislativa do Piauí. O deputado Merlong Solano (PT-PI), em seu terceiro mandato, ocupará a vaga.

A bancada piauiense passa a ser constituída por: Átila (PP), Castro Neto (PSD), Dr. Francisco Costa (PT), Flavio Nogueira (PT), Florentino Neto (PT), Jadyel da Jupi (PV), Júlio Arcoverde (PP), Júlio César (PSD), Marcos Aurélio Sampaio (PSD) e Merlong Solano (PT).

Cerimônia de posse dos deputados federais da 57ª legislaturaCerimônia de posse dos deputados federais da 57ª legislaturaDurante a posse o presidente da Câmara leu o seguinte compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil“.

Após a leitura, os parlamentares em bloco foram chamados e, de pé, ratificaram o juramento dizendo: “Assim o prometo”.

Ainda hoje, às 16h30, começa a sessão destinada à eleição do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

Na quinta-feira (2), às 15 horas, haverá uma sessão solene para inaugurar os trabalhos legislativos da nova legislatura.

Os blocos partidários determinam a composição da Mesa. Quanto maior o bloco, maior o número de cargos. Os cargos são distribuídos entre os partidos integrantes de cada bloco. Se preferirem, os partidos podem atuar sozinhos, sem integrar nenhum bloco.

Florentino diz que será o deputado da saúde

No primeiro mandato na Câmara Federal, o deputado Florentino Neto disse que atuará em prol da saúde da população, dos direitos dos aposentados e do combate a qualquer tipo de discriminação.

Florentino Neto fala sobre a posseFlorentino Neto fala sobre a posseEm entrevista a Rany VelosoFlorentino pautou a defesa da manutenção da Funasa, que será extinta pelo Governo Lula. “Defendo a Funasa por ter coerencia com a minha bandeira de campanha, o deputado da saúde. E a Funasa cuida da saúde preventiva. Quero ser o deputado da saúde, o deputado que vai defender os aposentados, que vai lutar contra qualquer forma de discriminação; quero trabalhar por Parnaíba, mas também por todas as cidades piauienses“, frisou.

Júlio Cesar confirma indicação para Mesa

Mais votado da bancada do Estado na eleição do ano passado, o deputado federal Júlio César (PSD) agradeceu a confiança dos piauienses, pontuando que só aumenta sua responsabilidade. Em entrevista à jornalista Rany Veloso, correspondente da Meio Norte em Brasília, ele frisou que se sente honrado de representar o Piauí.

“Quero agradecer o povo do Piauí por me conceder mais um mandato, já fiz uma prestação de contas de todas as ações que fiz. Me sinto orgulhoso de representar o Piauí, de representar o Brasil e cada vez com uma responsabilidade maior“.

Júlio César concede entrevista para Rany VelosoJúlio César concede entrevista para Rany VelosoJúlio César ainda confirmou a indicação do seu nome pelo PSD para ocupar a terceira Secretaria da Mesa Diretora da Câmara Federal. “Tenho o prazer de representar o partido, vamos fazer os trabalhos que são de responsabilidade da 3ª Secretaria, vamos submeter nosso nome para apreciação de todos os deputados, e por ser candidato único, tenho grandes chances de ser eleito”, cravou.

Imagens:

Fonte: Meio Norte

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais