Dicionário de Língua de Sinais “Cena” será lançado terça-feira (5) no povoado Várzea Queimada em Jaicós

Será lançado na próxima terça-feira (5.dez) às 18h na praça do povoado Várzea Queimada em Jaicós, o Dicionário de Língua de Sinais “Cena.”

Comunidade no interior do Piauí cria nova língua de sinais — Foto: Reprodução/TV Clube

Comunidade no interior do Piauí cria nova língua de sinais — Foto: Reprodução/TV Clube

O lançamento será coordenado pelo professor Anderson Almeida da Silva da Universidade Federal do Pernambuco, que por muitos anos trabalhou na Universidade do Delta do Parnaíba-PI.

“Nós desenvolvemos um projeto muito especial, um grupo de pesquisadores,  em que a gente coletou os sinais de uma língua que foi criada em território piauiense, no povoado Várzea Queimada, município de Jaicós. É uma língua emergente, porque é uma língua nova e não tem a influência de línguas pré-existentes, ou seja, é uma língua nativa. Por entender que a língua é uma manifestação cultural, e por se tratar de uma língua relativamente nova (aproximadamente 70 anos, desde quando a primeira surda nasceu na comunidade) é que buscamos através da benfeitoria conseguir o financiamento para a impressão do Dicionário CENA-LIBRAS.

Este será o primeiro dicionário no mundo entre duas línguas de sinais.

Dessa forma, além de garantir um registro linguístico, queremos presentear os surdos com esse material impresso, para que sintam sua língua valorizada”, explicou  Anderson.

O lançamento do dicionário CENA-LIBRAS, contará com o apoio da Prefeitura de Jaicós, que além de proporcionar todo o suporte para a realização do evento, vai oferecer um coquetel para os convidados.

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais