Dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo foram apresentados durante sessão da Câmara Municipal de Patos do Piauí

Durante a sessão ordinária de sábado (21.out) dois projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal foram apresentados no Plenário Luiz Deolindo de Souza.

O primeiro Projeto de Lei apresentado foi o de nº 22/2023, que estima a receita e fixa a despesa do município de Patos do Piauí para o exercício financeiro de 2024 a LOA- Lei Orçamentária Anual, com receita estimada em R$ 38.450,000,00 (trinta e oito milhões e quatrocentos e cinquenta mil).

O segundo foi o Projeto de Lei nº 22/2023, sobre a revisão do Plano Plurianual 2022/2025.

Ambos foram encaminhados para as comissões permanentes da Casa.

Também chegaram à Casa para análise na Comissão de Finanças, as duas contas de Governo do ex-prefeito Agenilson Dias referente aos anos de 2019 e 2020.

Durante a sessão somente quatro vereadores usaram  a palavra.

O primeiro foi o vereador José Hélio o “Helim” (PP).

“Hoje é um dia que não tem muita coisa para falar. Ouvi atentamente a ata da sessão anterior e realmente de fato o gestor tem muitos problemas para resolver. Às vezes o problema não chega até ele. Na questão de carros, na saúde sabemos que a demanda é muito grande, mas são coisas que dá para resolver no dia a dia. Querendo ou não estamos vivendo em uma situação difícil, não tem como a gente não falar a nível municipal, estadual e nacional. O governo federal prometeu e não está entregando. A gente espera que venha os recursos para os prefeitos honrar seus compromissos que são muitos.

Outra coisa que está acontecendo no mundo a questão da guerra, não podemos deixar de falar nas atrocidades do Hamas com Israel. Eles não querem terras e não estão querendo desenvolver a faixa de Gaza, querem é matar os civis, crianças queimar idosos. Só podemos pedir a Deus que  dê discernimento para os líderes quando forem fazer algum tratado. Infelizmente temos um presidente que defende o Hamas. Não se posicionou para dizer que o grupo Hamas é um grupo terrorista, principalmente seus ministros, seus aliados, deputados da base. Isso é um vergonha.”

O segundo a se manifestar na tribuna foi o líder do prefeito na Casa, o vereador Wilson Vieira (PSD).

“Nosso município segue aí diante da escassez de recursos. O nosso prefeito constantemente viaja a Teresina em busca das promessas que temos, e para ganhar mais recursos e manter nosso município. Graças a Deus e a sua prudência, estamos com o município equilibrado até o momento. Diante diante das situações de outros municípios, estamos bem .

Quero informar sobre a questão dos ventiladores que foi cobrado na escola. Quando foi falado na sessão anterior, segundp a secretária, no dia anterior à noite, já tinham sido colocadod os que estavam faltando e consertado aqueles que precisavam de manutenção da escola.

E em relação aos carros para saúde, os municípios sofrem muito com a demanda de pessoas, com a necessidade dos carros e com poucos veículos. Temos veículos pequenos com suporte de no máximo cinco passageiros, e principalmente na segunda-feira. Se você  procurar Auzeni, ela está com as mãos na cabeça, sem saber o que faz com tanta gente para levar para Ppicos e não tem veículo. Ficam só as ambulâncias para quando precisar em uma emergência, mas os outros veículo sempre estão em trânsito a favor da população.

O prefeito está aguardando uma van. Se fóssemos contemplados, mas está difícil, já desafogava muito.

Quero destacar aqui as ações da Secretaria de Saúde nas escolas, teve muitas ações nestes últimos dias. Isso mostra a preocupação da secretária, dos enfermeiros que estão ligados aos programas do município.

E lamentar a morte  da dona Raimunda Antônia, de 97 anos, deixar meus sentimentos à família. E também a senhora Raimunda Joaquina,  que é avó da secretária de Saúde.

E também do acidente que aconteceu no município de Jaicós, mas tem a ver com nosso município,  que matou seu Afrísio. Deixo meus sentimentos a todos os familiares.”

A terceira a usar a tribuna foi a veerador Luzitânia Dias a “Taninha (PSD).

“Gostaria de iniciar falando que essa semana tive oportunidade de falar com meu deputado Georgiano, cheguei à prefeitura e o prefeito estava em conversando com ele, e eu perguntei como estava o andamento das praças e o asfalto que a gente está aguardando. Ele me disse que ficássemos despreocupados porque tudo indica que esse ano dará início a reforma da praça e a chegada do asfalto, então, me deixou contente por saber que está a caminho.

Gostaria de responder aqui, defendendo Sandra Dias, que pediu para que eu fizesse um pequeno relato, respondendo o que foi cobrado nesta casa a respeito de um paciente que chegou na unidade, se eu não me engano, no sábado ou domingo a noite, e a primeira que estava de sobreaviso havia ido a Picos com uma paciente que estava passando mal, mas mesmo assim, ela ficou no lugar e quando foi avisada que este paciente da unidade foi transferido, se deslocou até lá. Chegando lá, o paciente não havia esperado, coisa que quem tinha que esperar era o paciente, e também ela não tem muito o que fazer, porque ela é enfermeira, ela não é médica, e o paciente só pediu também porque ela está no cargo da prefeitura. Ele disse que não podia aguardar, querendo ir para Jaicós.

Então, quando trouxerem alguma cobrança para esta casa, que procure saber dos fatos, coisa que eu sempre fiz durante esses sete anos como parlamentar. Eu primeiro procuro saber de que forma aconteceu para depois eu cobrar. Mas, se não está fácil realmente, temos que cobrar, porque a gente cobrava muito o carro do lixo, coisa que a gente nunca viu durante esse mandato de Joaquim Neto faltar sequer um dia. Foi uma coisa que eu pedi e graças a Deus, até hoje, está se cumprindo, é não deixar o lixo na rua para que fiquem os urubus em cima, como nas duas últimas gestões, e mesmo quando era o carro substituto, o lixo sempre foi carregado, nas segundas, quartas e sextas, como também as folhas de pagamento, não está tendo como cobrar também, porque o pagamento é feito em dia, mesmo diante da crise que se encontra os municípios. Claro que patos não está de fora, e mesmo assim o professor está dando aula.

A respeito das contas que chegaram aqui na casa, eu lamento porque o Tribunal de Contas não mandou as contas de gestão, coisa que os outros prefeitos sempre tinham, a de Governo e de Gestão. Com essa foi diferente, a de gestão foi reprovadais, recorreram, porém continuam reprovadas, só que para esta casa só vieram a de governo.

Gostaria de parabenizar os médicos pela passagem desta semana do Dia do Médico. A todos os médicos que trabalham no nosso município, em nome do meu futuro médico, Lucas Dias, o meu irmão Aluízio, minha cunhada Janaina Coelho, a minha sobrinha Luana Dias, eu cumprimento todos os médicos que atuam sempre procurando salvar vidas. Só uma reflexão que eu deixo aqui: ‘ser íntegro e honesto requer personalidade e atitude.”

Último a se pronunciar o vereador Marlon Costa (PSD), presidente da Casa, iniciou lamentando.

“Quero lamentar o acidente ocorrido nas proximidades da cidade de Jaicós. Vi pelas redes sociais uma fatalidade pai e filho e também o Anfrísio que eu o conhecia. Quero deixari minhas condolências aos familiares e amigos.

Quero falar aqui sobre  a questão dos ventiladores. Quando cheguei e falei com a secretária, ela falou que já tinha feito a reposição dos ventiladores e aumentou ainda mais os ventiladores nesse período muito quente.

Quero informar também que no dia 12 de outubro, Dia das Crianças, a Associação de Desenvolvimento Comunitário de Boqueirão completou uma data histórica, 30 anos de existência. Fizemos lá uma confraternização e também teve uma reunião aqui na câmara do projeto do vice-prefeito Luizinho, futebol nas escolas. Recebi o convite e disse que poderiam fazer a reunião aqui na câmaram mas que não poderia estar presente.

A gente também tem um pedido lá! A Associação fez um ofício com um abaixo assinado com todos os sócios, estamos aguardando para receber um trator juntamente com o deputado estadual Georgiano Neto e o deputado federal Júlio César. Temos a promessa de colocar no orçamento deles no ano de 2024. Estamos na expectativa e com fé em Deus vai dar certo. São deputados atuantes e acreditamos vai dá certo, tanto o trator como as demandas do município.”

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais