Eleitores voltam às urnas em Muricí dos Portelas para escolher novo prefeito

Os eleitores de Murici dos Portelas, município a 265 km ao Norte de Teresina, voltam às urnas neste domingo (13) para escolher novo prefeito. Disputam a preferencia popular Chaguinha da Saúde (PSD) e Aurideia Santos (PTB).

Aurideia teve sua candidatura indeferida pelo Juiz Eleitoral da 33ª Zona Eleitoral, mas recorreu da decisão e estará presente nas urnas eletrônicas de votação na condição de “Indeferida Sub Júdice”.

A eleição suplementar neste domingo ocorre em função da cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mandatos da chapa formada por Ana Lina de Carvalho Cunha Sales (PSD) e Zeca Tote, ambos eleitos, em 15 de novembro de 2021, para os cargos de prefeita e vice-prefeito.

Para o TSE, Ana Lina não poderia ter sido candidata em 2020, porque no período de 2016 a 2020, ainda estava casada com o então prefeito reeleito daquele município, Ricardo Sales, ferindo o disposto na Constituição Federal que proíbe a candidatura, ao mesmo cargo, de parentes e cônjuge do chefe do Executivo.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, legislatura 2021/2024, Raimundo Mutuca (PSD), exerce interinamente o cargo de Prefeito até a posse dos escolhidos na nova eleição.

Os eleitores de Murici dos Portelas-PI que deixarem de votar por se encontrarem ausentes de seu domicílio eleitoral poderão justificar sua ausência no prazo de 60 dias após a realização do pleito (12 de maio).

Votação iniciou 7h

A votação iniciou às 7h deste domingo e vai até às 17h. Estão abertos todos os 14 locais de votação, sendo dois no Centro do município e outros 12 em localidades na Zona Rural, algumas delas distantes até 100 Km de Murici. Estão aptos a votar 5.528 eleitores em 22 urnas eletrônicas de votação instaladas

Fotos: TRE/PI

Cidade Verde, com informações do TRE-PI)

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais