Em data histórica para Jaicós, prefeito Neném de Edite recepciona Georgiano Neto e inaugura o moderno Estádio Municipal José Retrão de Oliveira

A noite deste sábado (21.out) entrou para a história do município de Jaicós. O prefeito Neném de Edite (PSD) inaugurou o tão sonhado Estádio Municipal José Retrão de Oliveira, uma das maiores obras realizadas pela sua gestão.

Na entrada do estádio o prefeito Neném de Edite, o vice-prefeito Weslly Bispo, o deputado estadual Georgiano Neto e o presidente da Câmara Municipal Ednaldo da Farmácia, fizeram o descerramento da placa inaugural.

Também participaram da solenidade o presidente da Associação Piauiense de Municípios-APPM, Antoniel de Sousa Silva “Toninho de Caridade”, prefeito de Caridade do Piauí; o presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim, Gederlânio Rodrigues de Oliveira o “GD”, prefeito de Jacobina do Piauí; os também prefeitos, Joaquim Neto (Patos); Guilherme Maia (Wall Ferraz); Rivaldo Carvalho (Massapê) e Valdinar Silva (Padre Marcos); vereadores de Jaicós, Bosquinho, Zé Reis e Jessé Gonçalo e benedito Alencar; vereadoras, Mocinha, Franscisca de Manim e Sirlene Lopes; secretários municipais: Deusmar Costa (Chefe de Gabinete), Audeli Coutinho (Saúde), Auzeni Meneses (diretora do Hospital Florisa Silva), Antônio de Pádua (Educação), Lindonjhonson Viana (Finanças), Osmildo Oliveira (Juventude, Esporte, Lazer e Turismo), Elias Pereira (Obras e Serviços Públicos), Procurador Geral do município de Jaicós, Dr. Guilherme Bento Soares, Controlador do município de Jaicós, Wandym Lima, Oziana Oliveira (Assistência Social), Deoclécio Barros (Agricultura e Abastecimento), Léo Ribeiro (Pregoeiro do Município) e João Bosco (Meio Ambiente).

Após o descerramento as autoridades visitaram a galeria de fotos denominada de “Craques da nossa história”.

Dentro do estádio o gestor do município juntamente com as demais autoridades, fizeram o descerramento da placa do busto do homenageado, José Retrão de Oliveira.

O prefeito Neném de Edite fez a entrega da réplica da placa ao Sr. Martinho Retrão, irmão do homenageado que representou a família.

SOBRE O HOMENAGEADO JOSÉ RETRÃO DE OLIVEIRA

José Retrão de Oliveira nasceu em 05 de julho de 1937, aqui mesmo em Jaicós a “Terra do Galo”.

Desde cêdo demonstrou muita habilidade para os estudos e o futebol.

Inteligente, de raciocínio rápido e muito dedicado, foi  aluno da primeira turma da CNEG- Campanha Nacional de Educandários Gratuita, que mais tarde passou a se chamar CNEC, Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, uma referência em educação em toda essa região.

Um do seus professores foi o padre Mariano da Silva Neto que foi pároco de Jaicós por 19 anos.

Devido a sua inteligência e a maneira fácil como se comunicava, tornou-se amigo do seu professor.

José Retrão foi um jovem à frente do seu tempo e devido a sua inteligência aguçada e com habilidades diferenciadas dos demais, mesmo como aluno naquela época, já dava aula para os demais colegas, vez por outra.

Se sua dedicação nos estudos era admirada por todos, no futebol não era diferente. Chegou a jogar na Seleção de Jaicós como centroavante naquela época, período em que a cidade tinha uma única equipe.

Foram seus contemporâneos de futebol naquela época, Zé Melé e Guri, figuras bem conhecidas da comunidade jaicoense.

Sua habildade com a bola era tanta, que ele se tornou conhecido em toda a região. Quando a seleção de Picos ia enfrentar equipes de outros estados em jogos amistosos, José Retrão era convocado para atuar.

De família simples, José Retrão, como todo jovem, tinha sonhos, dentre eles, trabalhar, estudar, fazer um curso de Direito, ser juiz e ajudar a família.

E ele foi em busca dos seus sonhos. Embarcou para o Rio de Janeiro, quando o Rio ainda era a capital do Brasil, onde foi acolhido por Zezinho Bento, que morava em Realengo, bairro localizado entre o Maciço da Pedra Branca e a Serra do Mendanha, na Zona Oeste do município.

Chegando ao Rio de Janeiro, apaixonado por futebol, foi treinar no Botafogo. Logo na primeira partida que participou fez um golaço de cabeça.

Continuou jogando mais algumas vezes e abandonou, pois tinha que trabalhar e estudar, pois sua meta era se formar e levar toda a sua família para o Rio de Janeiro.

Logo que começou a trabalhar na Construtora Genésio Gouveia, José Retrão de Oliveira alugou um apartamento e saiu da casa de Zezinho Bento, que segundo ele relatou para familiares, o acolheu muito bem no Rio de Janeiro.

José Retrão chegou a dividir moradia no Rio com vários jaicoenses, dentre eles, José Florêncio Luz (irmão de Alberto Luz), Carlos Antônio Reis Coelho, (Carlos Antônio da Farmácia), Lindomar da Agespisa, como é conhecido em Jaicós, Luiz Fernando, José Washington o  “Beeco”, dentre outros.

Nessa época, José Retrão já enviava mensalmente para os seus pais, via Correios, uma certa quantia em dinheiro.

Dedicado aos estudos e já cursando Direito na Faculdade Nacional de Direito, José Retrão de Oliveria já se destacava, tanto que foi convidado para discursar em um evento em homenagem ao Piauí, com a presença do governador na época, Petrônio Portela. Fato que está registrado em foto que se encontra no arquivo da família.

Ao concluir o Curso de Direito na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, José Retrão de Oliveira continuou trabalhando na Construtora Genésio Gouveia, só que agora como advogado.

Em 06 de novembro de 1968, José Retrão e outro funcionário da construtora, foram a São Paulo à serviço. De volta na Rodovia Presidente Dutra, que liga a cidade de São Paulo à cidade do Rio de Janeiro, sofreram um grave acidente, com a morte imediata de ambos.

A família acredita que naquele dia José Retrão tinha pressa para voltar para o Rio de Janeiro, pois haveria naquela noite uma partida de futebol importante no Maracanã e ele queria assistir.

Quando faleceu precocemente, José Retrão de Oliveira tinha apenas 33 anos e fazia um ano que havia concluído o Curso de Direito, um dos seus sonhos.

Pela sua trajetória, sua inteligência, dedicação e determinação, ninguém tem dúvida de que José Retrão de Oliveira seria juiz, desembargador e o que mais ele quisesse.

Em campo aconteceu a solenidade do jogo inaugural. À frente entraram as porta-bandeiras.

Micaele- Brasil

Andressa- Piauí

Alice- Jaicós

Conduzindo a bola, entrou em campo a jovem estudante de odontologia, Gisele Carvalho, que é filha do gestor do município, Neném de Edite.

O quarteto de arbitragem:

Árbitro central- Natalino

Auxiliar nº 1- Fabiano Júnior

Auxiliar nº 2- Bruneilson

Quarto árbitro- Willy

Logo atrás as autoridades:

E as duas equipes femininas, Gallo e Milhans Futebol Clube de Geminiano.

A Banda de Música 28 de fevereiro executou os hinos do Brasil e do município de Jaicós.

Após as execuções dos hinos várias autoridades usaram a palavra, iniciando pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Elias Pereira, que após cumprimentar as autoridades e ressaltou: “Quero falar da felicidade que sinto nesta noite e dizer que Jaicós está de parabéns, especialmente a juventude. Queria que todos os municípios tivesse a felicidade de receber uma obra tão grandiosa no porte deste campo que inauguramos hoje.”

O secretário municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Turismo, Osmildo Oliveira, falou dos eu contentamento: “Estou muito feliz e honrado por fazer parte desta secretaria, que hoje está aqui inaugurando um estádio belíssimo que era um sonho de todos nós jaicoenses. Jaicós está de parabéns, o prefeito, o deputado Georgiano, Júlio César que sempre apoiram a gestão.

O estádio está aí, não é do prefeito, do secretário, mas do povo e vamos fazer muitos jogos aqui, femino e masculino. Só agradecer a Deus por esse momento marcante em nossas vidas.”

O presidente da Associação de Municípios do Vale do Itaim, Gederlânio Rodrigues de Oliveira o “GD”, prefeito de Jacobina, parabenizou o gestor pela conquista.

“Quero parabenizar o prefeito Neném por esta conquista, não só para Jaicós, mas para toda a região, pois aqui sediará grandes jogos daqui para frente de grandes competições do nosso futebol.”

O presidente da Associação Piauiense de Municípios-APPM, Antoniel de Sousa Silva “Toninho de Caridade”, prefeito de Caridade do Piauí, inicialmente disse se orgulhar muito de Neném como amigo e grande gestor.

“Me considero um pouco jaicoense, pois minha mãe é daqui, meus avós, e Jaicós tem várias histórias, existe um Jaicós antes de Neném e depois de Neném. Jaicós hoje é uma cidade que o povo tem orgulho de viver aqui e aumentou sua autoestima, pelo seu trabalho e comprometimento com o seu povo. Esta é apenas mais uma obra de tanats que vocês e ainda fará neste município.”

O deputado estadual Georgiano Neto, disse ser um prazer muito grande retornar a jaicós e nesta noite pode entregar essa obra tão esperada, sonhada pela população do município.

“Quero cumprimentar esse grande de líder, prefeito dedicado, trabalhor e comprometido, sem medo de errar. O melhor prefeito da história desta cidade, Neném de Edite, que hoje realiza este sonho. Eu e você sabemos,  o quanto lutamos para tirar essa obra do papel.

Desde quando Neném assumiu, entregar esse estádio era uma meta da sua gestão. E hoje, vocês estão vendo aqui a qualidade, a beleza, um campo realmente estruturado para corresponder às expectativas do povo de Jaicós. Somos muito gratos a Jaicós, a Neném e todo seu grupo, e a maneira que a gente tem de retribuir é com ações, trabalho e resultados que ajudam a desenvolver o município”.

O vice-prefeito Weslly Bispo, falou da alegria e satisfação de ao aldo prefeito Neném de Edite, também estar entregando uma belíssima obra, com toda estrutura.

“Uma obra jamais vista em Jaicós, obra que era desacreditada por várias gerações que por aqui passaram, e hoje estamos de fato entregando essa grande obra. Quero parabenizar toda a gestão e dizer da nossa alegria de entregar um estádio que quem ganha é a nossa população jaicoense e os desportistas, principalmente a nossa juventude. Que Deus abençõe cada um, essa gestão e que possamos conduzir da melhor maneira possível o destino de Jaicós.”

O gestor do município, Neném de Edite, falou da grande alegria que estava sentindo no momento e que o estádio era a comprovação de todo o trabalho que a sua gestão tinha feito até o momento.

“Só tenho a agradecer! Agradecer ao senador Welligton Dias, na época governador. Ao atual governador Rafael Fonteles, ao nosso deputado Georgiano, que por meio de sua emenda parlamentar, juntamente com o deputado Júlio César, permitiu que tirássemos esse projeto da gaveta.

Agradecer também à famlia do homenageado, seu Martinho, Onias, filhos, netos, genros e noras.

Muitos diziam que esse estádio jamais seria construído, mas com nossa força, dedicação, empenho, fomos ao governador na época, ao deputado Georgiano e conseguimos.

Pensei deputado muitas em desistir, porque foi em nossa gestão obra mais demorada, que deu dor de cabeça 24h, com pouco recurso, sendo anunciada pelo governo do estado em R$ 680 mil, e ainda por força do destino pegamos dois anos de pandemia, um período em que o material de construção tornou-se mais caro. Mas, hoje está aqui. Nós investimos mais de R$ 400 mil com recursos próprios do município.”

Mais imagens:

Por Portal Saiba Mais


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais