Em Jaicós, prefeito Neném de Edite inaugura praça calçadão no bairro Nova Olinda e assina ordem de serviço para construção de outra praça

Na noite desta quinta-feira (12.set) o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira o “Neném de Edite” inaugurou no bairro Nova Olinda a praça calçadão José Coutinho Filho “Dedé Coutinho”, construída com recursos próprios do município.

A Lei Municipal de Nº 1.55/2019 que denomina a praça de Dedé Coutinho é de autoria do vereador João Bosco Evangelista Lima o “Bosquinho” (MDB) e foi sancionada pelo prefeito Neném de Edite no dia 08 de abril de 2019.

Após o descerramento da placa inaugural o prefeito Neném de Edite entregou uma réplica em miniatura da original.

Sobre o homenageado 

José Coutinho Filho, conhecido por Dedé Coutinho, nasceu em 28 de fevereiro de 1921, natural de Jaicós-PI, filho de José Rodrigues Coutinho e Sílvia Jubilina de Sousa.

Iniciou sua vida estudantil em Jaicós e, posteriormente foi estudar em Petrolina-PE, por 02 anos. Em seguida, foi estudar em Teresina no ano de 1938, onde foi alistado no Serviço Militar. No entanto, não concluiu seus estudos devido a problemas de saúde de seu pai e teve que retornar a Jaicós.

Casou-se com Albertina Sebastiana de Sousa Coutinho, união esta que deu origem a 12 filhos (dos quais foram criados 09), sendo 27 netos e 30 bisnetos.

Trabalhou como escrivão do Cartório do 1º Ofício (de 1952 a 1958) . Foi recenseador em 1960 e 1980. Admitido pelo Governo do Estado do Piauí como 1º adjunto de promotor Público da Comarca de Jaicós no período de 1984 a 1991, aonde veio a aposentar-se. Faleceu aos 86 anos de idade, 11 de março de 2007.

Antes dos discursos o prefeito Neném de Edite assinou uma ordem de serviço para construção da praça José Leal de Carvalho, também no bairro Nova Olinda que será construída com recursos próprios do município.

O prefeito Neném de Edite iniciou seu pronunciamento dizendo que Jaicós esta limpa, com outra cara “Não poderia deixar de sancionar esta lei que aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de autoria do vereador Bosquinho que em sua pesquisa constatou que o homenageado José Coutinho Filho, Dedé Coutinho, tem uma larga folha de serviços prestados no município. Esta obra foi feita com recursos próprios, e acrescento que nunca se viu na história de Jaicós um gestor fazer tantas obras com recursos próprios”, e virando para dona Albertina continuou “só tenho a agradecer as palavras da senhora. Palavras de fé e de força pedindo que deus ilumine nossos passos e nossa gestão”, agradeceu.

O autor do Projeto de Lei que denominou a praça de José Coutinho Filho, vereador Bosquinho, que disse sentir orgulho por ser o autor da homenagem: “Em recente pesquisa descobri que a primeira pessoa a acreditar no potencial deste espaço que antes era ocioso e até tinha um buraco que acumulava água, ali, mais adiante, foi o filho do seu Dedé Coutinho, o Ludugero, que em 1997 implantou aqui o seu trailer e, aí já se passaram 22 anos e hoje estamos aqui a realidade de uma grande praça com vários trailer que vão empregar direta e indiretamente mais de 20 pessoas”, citou.

O vereador Márcio Crisanto, presidente da Câmara Municipal, disse que é satisfatório ver o progresso de Jaicós, através das mãos do grande prefeito Neném de Edite: “É de grande importância esse espaço para o bairro, como para a cidade como um todo, pois desde a sua construção a população vem usufruindo deste espaço. Parabenizou a população do bairro Nova Olinda e falo: usem com zelo este espaço que é de vocês”, finalizou.

O ex-vereador Zé Acelino também falou sobre o homenageado: “Foi meu vizinho, conselheiro e um amigo inesquecível. Conheci Dedé, através do seu  filho “Chico de Dedé” como era conhecido. Com o passar do tempo e o crescimento da nossa amizade Dedé Coutinho passou a votar em mim para vereador e, começou a fazer um trabalho dentro da família para que todos votassem em mim também. Aquele que não votava, ele me dizia o motivo”, disse.

A esposa do homenageado, dona Albertina Sebastiana de Sousa Coutinho, agradeceu pela homenagem: “Agradeço ao prefeito Neném de edite pela honraria, essa homenagem ao meu esposo Dedé Coutinho. Sei que você é um moço de responsabilidade, pois o bairro Nova Olinda era desprezado e agora estou vendo as obras, como esta praça”, e finalizou dizendo “continue com sua humildade, pois vejo no seu rosto a sua humildade, seu jeito simples. Que Deus te ilumine os seus caminhos por onde você andar”.

Várias autoridades  e personalidades da comunidade jaicoense participaram da solenidade de inauguração, como o presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Crisanto; vereadores (as), Bosquinho, Jessé Gonçalo, Ednaldo Santana, Mocinha, Sirlene Lopes e Pretinha; secretários municipais: Osmildo Oliveira (Juventude e Esporte), Audelí Coutinho (secretária de Saúde e neta do homenageado), João Bosco (SMDR), Deusmar Costa (Gabinete), Karol Meneses (Assistência Social), Lázaro Reis (Administração) e Luvercy Carvalho (Obras); comandante da 3ª Companhia da Polícia Miltar de Jaicós, tenente Edivan Martins, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Manim, ex-prefeito de Jaicós, Zé Reis, ex-vereadores, Chico Tauá, Zé Acelino, Ivo Farias, Elias Pereira e Miudim.

Após a inauguração a animação musical ficou por conta da banda Chagas Santos.

Imagens do evento:

Fonte: Portal Saiba Mais

Compartilhe:
RSS
Follow by Email
Facebook
Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *