Em Jaicós, profissionais da saúde são capacitados para o Caminhão Saúde Mulher que estará no município de 02 julho a 02 de agosto

A Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o SESC, realizou na  manhã desta quarta-feira (19. jun), no auditório da Assistência Social uma capacitação voltada para os Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros com o objetivo de orientar os profissionais sobre o Caminhão Saúde Mulher que estará atendendo no município dia 02 de julho a 02 de agosto de 2019, na praça Ângelo Borges Leal, em frente à Prefeitura de Jaicós.

A enfermeira, Mercês Silva, coordenadora da Estratégia Saúde da Família, fez a abertura da capacitação e deu as boas-vindas aos profissionais da saúde.

A capacitação foi conduzida pelas profissionais, Eliana Mendes Silva Guimarães, coordenadora de Saúde e Ação Social do Sesc e Maria José, assistente educadora em saúde, projeto SESC Saúde Mulher.

A Unidade Móvel SESC Saúde Mulher é um veículo, tipo carreta de caminhão, especialmente construído para abrigar uma sala de mamografia e outra para as coletas do preventivo.

Todos os procedimentos de atendimento na Unidade Móvel deverão ser previamente agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para realizar o agendamento, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.

Os atendimentos para a comunidade serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h. O serviço é ofertado da seguinte forma: mamografia digital para mulheres com idade entre 50 e 69 anos e exame citopatológico, ou papanicolau, para mulheres entre 25 e 64 anos.

Além dos exames serão realizadas ações educativas de promoção da saúde.

A estrutura consiste em um caminhão dividido em: consultório para realização de exames do citopatológico (preventivo); sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio; banheiro; tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, funcionamento de recepção e sala de espera.

A unidade do Sesc Saúde Mulher será composta por quatro profissionais: uma enfermeira, uma assistente social e duas técnicas de radiologia.

Os municípios de Jaicós e Belém do Piauí serão contemplados com 752 mamografias, 376 citologias e 600 atendimentos de educação em saúde.

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *