Uncategorized

Enchentes na Líbia já registram 5.300 mil pessoas mortas: ‘Parece o apocalipse’

Equipes estão lutando para resgatar os corpos das vítimas que foram arrastadas para o mar em enchentes semelhantes a um tsunami

As enchentes catastróficas que assolaram a Líbia resultaram em uma trágica perda de vidas. O ministro da Aviação Civil, Hichem Abu Chkiouat, informou à agência de notícias Reuters que pelo menos 5.300 pessoas perderam suas vidas na cidade portuária de Derna, com mais de 10 mil pessoas ainda desaparecidas em todo o país. Ele também alertou que o número de óbitos provavelmente aumentará, podendo até mesmo dobrar.

Equipes de resgate estão em uma corrida contra o tempo para recuperar os corpos das vítimas que foram arrastadas para o mar em meio a enchentes que se assemelharam a um tsunami. Essa trágica situação decorre do colapso de duas barragens e quatro pontes na cidade de Derna, que acabou praticamente submersa quando o furacão Daniel atingiu o país no domingo, 10 de setembro. Derna foi a área mais severamente afetada na Líbia.

Enchentes na Líbia deixam mais de 5 mil mortos: 'Parece o apocalipse' - Imagem: Reprodução/TwitterEnchentes na Líbia deixam mais de 5 mil mortos: ‘Parece o apocalipse’ – Imagem: Reprodução/Twitter

Ajuda internacional começou a chegar, embora os esforços de resgate estejam sendo prejudicados pelas tensões políticas na Líbia, onde dois governos rivais estão dividindo o poder. Os Estados Unidos, Alemanha, Irã, Itália, Qatar e Turquia estão entre as nações que declararam ter despachado ou estar prestes a enviar assistência humanitária.

Relatos angustiantes foram feitos, destacando pessoas arrastadas pelo mar, enquanto outras se agarravam desesperadamente aos telhados em busca de sobrevivência. No leste do país, cidades como Benghazi, Soussa e Al-Marj sofreram graves impactos, enquanto no oeste, a cidade de Misrata também enfrentou as consequências devastadoras das enchentes.

Enchentes na Líbia deixam mais de 5 mil mortos: 'Parece o apocalipse' - Imagem: Reprodução/TwitterEnchentes na Líbia deixam mais de 5 mil mortos: 'Parece o apocalipse' - Imagem: Reprodução/TwitterEnchentes na Líbia deixam mais de 5 mil mortos: ‘Parece o apocalipse’ – Imagem: Reprodução/Twitter

Especialistas em engenharia hídrica informaram à BBC que é altamente provável que uma barragem localizada cerca de 12 km da cidade tenha cedido inicialmente, resultando na inundação em direção à segunda barragem, que estava mais próxima da densamente povoada área de Derna.


Fonte: Meio norte


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais