Enxurrada destrói trecho da PI-392 e prejudica escoamento de soja no Sul do Piauí

A enxurrada destruiu parte da via e tem prejudicado a circulação de veículos e escoamento da produção agrícola piauiense. O DER-PI informou que o rompimento da pista está relacionadas ao avanço do desmatamento.

Piauí ficou intrafegável após forte chuva que caiu na região na última segunda-feira (8). A enxurrada destruiu parte da via, prejudicando a circulação de veículos e escoamento da produção agrícola piauiense.

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) informou que o trecho da PI-392, foi interditado, e que as causas para o rompimento da pista estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento e às alterações topográficas para receber plantio de grãos naquela região, ocasionando o desvio das águas pluviais em grande intensidade para o leito estradal.

O Departamento também informou que técnicos do DER-PI estão em deslocamento para o local para avaliar a situação e iniciar reparos emergenciais no trecho.

Serra da Laranjeiras mais uma vez é cortada pela chuva no Sul do Piauí — Foto: Divulgação

Serra da Laranjeiras mais uma vez é cortada pela chuva no Sul do Piauí — Foto: Divulgação

Ao G1, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Piauí (Aprosoja), Alzir Neto, disse que a interdição da rodovia prejudica o trabalho dos produtores e que já procurou o Governo do Estado, que se prontificou a resolver os problemas.

“A PI-392 é uma via de escoamento de suma importância que vai impactar em aumento de custo e atraso nas entregas de contratos”, relatou.

Os problemas de tráfego são constantes neste trecho da rodovia. Em 2020, pelo menos cinco veículos foram arrastados por uma enxurrada que atingiu a região em março, durante a época de chuvas. Já em outubro, durante a época mais seca do ano, veículos atolaram na estrada, também atrasando o escoamento da produção agrícola.

Confira a nota na íntegra:

O Departamento de Estradas de Rodagens do Piauí (DER-PI) informa que o trecho da PI 392, na Serra da Laranjeiras, está interditado devido aos impactos das fortes chuvas que castigam a região nos últimos dias.

O órgão explica que as causas para o rompimento da pista estão diretamente relacionadas ao avanço do desmatamento e às alterações topográficas para receber plantio de grãos naquela região, ocasionando o desvio das águas pluviais em grande intensidade para o leito estradal.

Técnicos do DER-PI estão em deslocamento para o local para avaliar a situação e iniciar reparos emergenciais no trecho. Vale ressaltar que já existe convênio firmado entre o Governo do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento para a pavimentação asfáltica do trecho. O projeto aguarda aprovação da área de engenharia da Caixa Econômica Federal para proceder a licitação e dar início às obras.

Até que seja solucionado o problema, os veículos podem buscar rotas alternativas, como Serra do Quilombo, pela BR 135, ou pelo município de Palmeira do Piauí.

*Estagiária sob a supervisão de Catarina Costa/ G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *