Estudantes reclamam de dificuldades no retorno às aulas virtuais da Universidade Estadual do Piauí

O retorno das aulas aconteceu na segunda-feira (11), cerca de 11.400 alunos estão matriculados. A Uespi afirmou que as dificuldades dos alunos são pontuais e solicitou que eles repassem os problemas às coordenações dos próprios cursos.

Alunos da Universidade Federal do Piauí (Uespi) relataram ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) dificuldades enfrentadas após o início do novo período, 2020.01, na segunda-feira (11). Desde então, cerca de 11.400 estudantes matriculados na instituição estão assistindo a aulas de forma virtual.

Procurada pelo G1, a Uespi afirmou que as dificuldades dos alunos são pontuais e solicitou que eles repassem os problemas às coordenações dos próprios cursos ou diretamente aos departamentos de atendimento específicos. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem.

Dentre as dificuldades relatadas pelos estudantes para acompanhar as aulas, está o auxílio de R$ 700,00 fornecido pela universidade para aqueles que não possuem condições de comprar equipamentos. Segundo o DCE, o pagamento só será feito dia 30 de janeiro, 20 dias após o início das aulas.

Além disso, também foram registrados problemas de comunicação com os professores, dificuldades para acessar as turmas virtuais, como o link das aulas e dificuldades com o e-mail institucional, às vésperas do início das aulas.

“Desse modo, os discentes da UESPI iniciam o período de 2020.1 com muitos desafios e incertezas em virtude do ensino remoto, sendo a falta de assistência estudantil um agravante nesse cenário”, informou o diretório em nota.

O diretório informou que lamenta que os alunos estejam passando por essa situação e que já havia alertado a instituição sobre os desafios do ensino remoto, com as dificuldades muitos alunos vivem uma exclusão digital.

“Tudo isso exige uma busca ativa feita pela universidade para quantificar o número de alunos que necessitam de assistência, o que não aconteceu até o momento.”, disse o DCE.

Tablets não compatíveis
Alunos dizem que tablet cedido pela Uespi não é compatível com aplicativo para aulas remotas  — Foto: Divulgação/DCE Livre Uespi

Alunos dizem que tablet cedido pela Uespi não é compatível com aplicativo para aulas remotas — Foto: Divulgação/DCE Livre Uespi

O diretório comunicou que existem ainda reclamações referentes aos tablets fornecidos em outubro de 2020. Alguns estudantes que receberam os aparelhos na época alegaram que os dispositivos encontravam-se obsoletos, com um sistema operacional que não suportava os aplicativos adotados pela instituição. A Uespi chegou a elaborar um tutorial sobre como usar os aplicativos nos tablets.

Leia a nota da Uespi na íntegra:

A Universidade Estadual do Piauí esclarece que o semestre 2020.1 começou no último dia 11 de janeiro de forma satisfatória, com a participação intensa dos nossos discentes nas salas virtuais abertas pelos professores.

Dificuldades pontuais quanto ao e-mail institucional podem ser comunicadas pelo endereço eletrônico: [email protected] ou o aluno pode encontrar o passo a passo no site da universidade https://www.uespi.br/site/?p=138672.

Dúvidas quanto às disciplinas ou qualquer outra questão relacionada ao ensino, o contato é pelo e-mail da própria pró-reitoria de ensino (PREG) – [email protected]

Qualquer questão relacionada ao Auxílio Pecuniário pode ser direcionada à pró-reitoria de extensão, assuntos estudantis e comunitários (PREX): [email protected]

As dificuldades dos discentes são pontuais e pedimos que as informações sejam repassadas às coordenações dos próprios cursos e/ou diretamente nos departamentos de atendimento informados acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *