Ex-prefeito Firmino Filho é enterrado com honras, aplausos e homenagens em Teresina

Economista e professor universitário, político foi quatro vezes prefeito da capital do Piauí. Último mandato do ex-gestor terminou em 2020.

Por Lívia Ferreira*, Laura Moura e Catarina Costa, G1 PI

O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi enterrado sob aplausos, honras de estado e homenagens na tarde desta quarta-feira (7). O corpo dele foi enterrado do jazigo da mãe, Lindalma Soares, em um cemitério na BR-343, na capital.

A cerimônia contou com a presença da esposa, a deputada estadual Lucy Soares, acompanhada dos filhos, amigos e autoridades.

Lucy Soares, mulher do ex-prefeito Firmino Filho, durante o enterro em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/G1 PI

Lucy Soares, mulher do ex-prefeito Firmino Filho, durante o enterro em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/G1 PI

Emocionado, o ex-secretário municipal de educação, Kleber Montezuma, falou sobre como Firmino Filho se doou para salvar vidas. Kleber foi escolhido pelo ex-gestor para ser o seu candidato à Prefeitura de Teresina na eleição municipal de 2020.

“O Firmino vai estar sempre vivo na memória da cidade. Ele nasceu, viveu e trabalhou aqui. Deu a vida pela cidade e pelo povo. O Firmino é um grande ser humano. Ele tratava as pessoas, cuidava da cidade, se importava com as pessoas. A gente lembra no ano passado, por conta desta pandemia, o quanto que ele se doou para salvar vidas. Essa é a imagem que eu vou ter dele sempre”, disse ao G1.

Homenagens no último adeus para ex-prefeito Firmino Filho
Homenagens no último adeus para ex-prefeito Firmino Filho

Antes do sepultamento foi realizada uma missa celebrada pelo padre Tony Batista. Durante a cerimônia, familiares e amigos cantaram a música ‘Aquarela’ em homenagem a Firmino Filho, que era conhecido como ‘Prefeito Criança’, por conta dos projetos desenvolvidos durante a sua gestão. Em seguida, pipas foram soltas ao céu. (veja vídeo acima)

Padre Tony presta homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho — Foto: Lívia Ferreira/G1 PI

Padre Tony presta homenagem ao ex-prefeito Firmino Filho — Foto: Lívia Ferreira/G1 PI

Durante toda a madrugada, o corpo do ex-prefeito foi velado e saiu em cortejo em um caminhão do Corpo de Bombeiros pelos principais bairros e ruas de Teresina.

Morte na capital

Seu corpo foi encontrado na entrada do prédio do Tribunal de Contas da União (TCU), na Zona Leste da capital, onde o ex-prefeito era servidor de carreira.

Corpo de Firmino Filho foi encontrado no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU) — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

Corpo de Firmino Filho foi encontrado no prédio onde funciona o Tribunal de Contas da União (TCU) — Foto: Anielle Brandão/TV Clube

Segundo a assessoria de Firmino, ele teria caído do 14º andar do edifício. A informação ainda não foi confirmada pela polícia, que investiga se a causa da morte foi suicídio.

O diretor do Instituto de Medicina Legal (IML), Antônio Nunes, informou que o laudo sobre a morte será elaborado em 10 dias.

Biografia

Firmino Filho (PSDB) tomou posse para o seu quarto mandato como prefeito de Teresina em 206 — Foto: Samantha Araújo/G1

Firmino Filho (PSDB) tomou posse para o seu quarto mandato como prefeito de Teresina em 206 — Foto: Samantha Araújo/G1

Natural de Teresina, Firmino Filho nasceu no dia 16 de dezembro de 1963. Ele era casado com a deputada estadual Lucy Soares (Progressistas) e deixa duas filhas e um filho.

Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ele era economista, político filiado ao PSDB e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Em 1993 assumiu a Secretaria Municipal de Finanças, quando Teresina estava sob o comando de Wall Ferraz (PSDB). Ingressou na carreira política ao ser eleito prefeito da capital pela primeira vez em 199, aos 33 anos. Firmino foi eleito outras três vezes em 2000, 2012 e 2016.

Em 2008, o economista ganhou a eleição para vereador de Teresina. Dois anos depois, em 2010, Firmino Filho foi eleito deputado estadual do Piauí. Voltou a concorrer para a prefeitura e ganhou, em 2012, sendo reeleito em 2016. No dia 1º de janeiro deste ano, Firmino Filho passou o posto para Dr. Pessoa, do MDB.

“Não existe nenhum plano para 2022”, garante Firmino Filho sobre futuro político

A última entrevista de Firmino Filho à TV Clube foi às vésperas de deixar o cargo de prefeito de Teresina, em 31 de dezembro de 2020. Na ocasião, o político fez um balanço da sua gestão. Segundo ele, seu maior adversário no último ano de mandato foi a Covid-19, porque teve que tomar medidas restritivas recomendadas mundialmente, como o fechamento do comércio.

Sobre o futuro político, Firmino declarou: “Não existe nenhum plano para 2022”.

Repercussão

Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina — Foto: Reprodução

Firmino Filho, ex-prefeito de Teresina — Foto: Reprodução

Nas redes sociais, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, lamentou a morte de Firmino Filho.

“Uma notícia que deixa todos em estado de choque. Brilhante administrador, prefeito por quatro vezes de Teresina pelo PSDB, Firmino Filho era um dos mais preparados quadros da política brasileira. Era também leal e companheiro. Perde muito o Piauí, perde muito o Brasil. Que a família tenha muita força neste momento de dor”, declarou.

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), também deixou uma declaração sobre Firmino Filho.

“Ainda extremamente consternado com a notícia do falecimento do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho. Uma pessoa sempre de bem, com muita energia, que se dedicou por anos à nossa capital. Prefeito por quatro mandatos, a história dele se confunde à história de Teresina”, disse.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi), deputado Themístocles Filho, e demais parlamentares e servidores do estado, manifestaram pesar pelo falecimento de Firmino Filho. A Alepi decretou luto oficial de três dias no âmbito do Poder Legislativo Estadual.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, decretou luto oficial de três dias em virtude da morte do ex-prefeito Firmino da Silveira Soares Filho. O prefeito cancelou a agenda administrativa para o resto da semana. Ele reconheceu os relevantes serviços prestados pelo ex-prefeito à frente do poder executivo municipal.

Dr. Pessoa esteve presente na despedida do ex-prefeito Firmino Filho — Foto: Maria Romero/G1

Dr. Pessoa esteve presente na despedida do ex-prefeito Firmino Filho — Foto: Maria Romero/G1

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Jeová Alencar, em nome de todos os parlamentares e servidores do Poder Legislativo, lamentou o falecimento do ex-prefeito de Teresina. É com muita tristeza que recebemos a notícia da morte desse grande gestor. Quero aqui estender o meu sentimento e respeito a toda a família enlutada”, disse.

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, em nome da Administração Superior, lamentou a morte do ex-prefeito Firmino Filho, que também era professor do Departamento de Ciências Econômica da instituição desde 1988. “É uma perda muito grande e nos deixa muito tristes”, afirmou o reitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *