Filho de brasileiro morre em ataque do Hamas, diz embaixada

Outros três brasileiros foram mortos desde o início da guerra. Todos estavam na festa rave Universo Paralello.

O israelense Gavriel Yishay Barel, de 22 anos, filho do brasileiro Jayro Varella Filho, morreu em função dos ataques do Hamas no sul de Israel, segundo a embaixada brasileira em Israel.

A família informou que ele será enterrado em Tsefat, ao Norte de Israel, na região da Galiléia. A cidade foi escolhida por ser onde parte da família e amigos moram.

De acordo com um familiar, Gavriel estava presente na festa rave, Universo Paralello, durante o ataque do Hamas, no sábado (7), quando desapareceu. A família encontrou o carro que ele usou para ir à festa a duas horas do local onde foi realizado o evento.

Gavriel Barel, israelense com cidadania brasileira vítima de um dos ataques do Hamas — Foto: Reprodução / Acervo pessoal

Gavriel Barel, israelense com cidadania brasileira vítima de um dos ataques do Hamas — Foto: Reprodução / Acervo pessoal

“O menino é fanático pelo Brasil, adorava a nossa música e futebol, e decidiu ir para festa pela relação que ela tinha com o nosso país”, lembrou o familiar.

Gavriel era filho de pai brasileiro e mãe israelense. Ele nasceu em 2001, em Israel, no mesmo dia que um primo no Brasil. A família era formada por cinco filhos, Uriel, Abraham e Guittit (gêmeos), Gavriel, Yudah, o caçula.

A família viveu brevemente ao Brasil com os filhos, quando eram crianças. Atualmente ele se separou da ex-esposa e foi morar em Haifa, ao Norte de Israel. Gavriel morava com a mãe, em Ashkelon, cidade a menos de 15km da Faixa de Gaza.

O pai, que vive há 30 anos em Israel, se mudou para estudar judaísmo ortodoxo. E antes de sofrer um atentado a bomba, há alguns anos, trabalhava como fiscal alimentar.

Vítimas brasileiras
O governo federal confirmou, até o momento, a morte de três brasileiros em Israel. Todos eles também estavam na festa rave.

Os três brasileiros: Bruna Valeanu, carioca, 22 anos; Ranani Nidejelski Glazer, gaúcho, 23 anos; e Karla Stelzer Mendes, carioca, 42 anos, viviam em Israel há alguns anos sendo que os dois últimos tinham cidadania israelense.

Diversos brasileiros estavam no festival de música eletrônica Universo Paralello, atacado no sábado (7) pelo grupo extremista armado Hamas. O ataque deixou mais de 260 mortos apenas na festa.

Contatos

O Ministério das Relações Exteriores informou três contatos para brasileiros em situação de emergência – os três, com o aplicativo WhatsApp instalado:

Escritório em Ramala: +972 (59) 205 5510
Embaixada em Tel Aviv: +972 (54) 803 5858
Plantão consular geral, em Brasília: +55 (61) 98260-0610


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais