Focos de peste suína clássica são confirmados em Demerval Lobão/PI

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) confirmou dois focos, encontrados no dia 22 de março. Propriedades foram interditadas e a região está sendo monitorada. Após as interdições, 11 suínos foram sacrificados.

Por Ilanna Serena*, G1 PI

Dois criatórios de suíno foram interditados após registrarem focos de peste suína clássica em Demerval Lobão, a 35 km de Teresina. Os casos foram confirmados na última segunda-feira (22), pela Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi). Uma equipe visitou o município nessa quinta-feira (25) para iniciar ação em combate à doença.

Segundo os proprietários dos estabelecimentos, os suínos infectados apresentaram sintomas como febre, conjuntivite e diarreia. Na quarta-feira (24), onze animais foram sacrificados pelo Serviço Veterinário Estadual da Adapi, para evitar a propagação da doença.

Os casos foram notificados à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O superintendente do Ministério da Agricultura no Piauí, Germano Coelho destacou que a Adapi, o Ministério da Agricultura, a Secretaria de Estado do Agronegócio, a prefeitura do município e a iniciativa privada estudam a criação de um Comitê de Monitoramento da Peste Suína em Demerval Lobão.

“O objetivo é monitorar a região e as criações para que a peste não se espalhe. Estamos hoje indo a Demerval Lobão e iniciaremos uma ação enérgica para conter os casos”, declarou.

De acordo com o Mapa, atualmente 11 estados do Norte e Nordeste compõem a zona não reconhecida como livre de peste suína, entre eles, o Piauí.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *