Política

Franzé Silva propõe integração ônibus-metrô para resolver crise do transporte em Teresina

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), propõe um estudo para tentar viabilizar a integração ônibus-metrô em Teresina. A proposta foi tolerada com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Teresina, ex-ministro João Henrique Sousa, e é uma das apostas para solucionar uma crise no transporte coletivo da Capital.

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

“Proponho que estudemos essa possibilidade da integração entre sistema de ônibus com o metrô, como alternativa para solucionar a situação, inclusive, barateando para o usuário e para o município e efetivamente a qualidade do transporte de Teresina. Nós, aqui na Alepi, estamos unidos em resolver a situação”, destaca o presidente da Alepi. 

O deputado tem coordenado, no âmbito na Alepi, as tratativas relacionadas ao problema no setor. 

“Nós informamos ao secretário o andamento do projeto de lei, encaminhado pelo governador Rafael Fonteles à Alepi, que trata do recurso que irá diminuir o impacto com relação às gratuidades no sistema. Amanhã [terça-feira], já teremos reunião das comissões e queremos colocar a matéria o mais rápido possível”, explica Franzé.

De acordo com o parlamentar, a projeção financeira, por meio do projeto do Governo do Estado, é injetar no sistema algo em torno de R$ 1,5 milhão. “Esse recurso já ajuda bastante, até que possamos ter o sistema coletivo funcionando, ajudando a cidade a crescer e, especialmente, ajudando as pessoas mais pobres”, pontua.

 A proposta será levada a Rafael Fonteles e poderá resultar em um projeto para extensão do ramal do metrô. O secretário municipal de Administração tem atuado na articulação do  pacote de medidas para o transporte  e diz que espera que o governador busque o prefeito para abrir o diálogo. O déficit com as empresas de transporte chega a R$ 5 milhões.

“O projeto que está tramitando vai permitir que o estado, de forma legal, possa contribuir com a questão do transporte e o próprio presidente Franzé disse que vai conversar com o governador, que acredita que procurará o prefeito para termos essa conversa. Todos juntos vamos buscar essa solução. O prefeito chamou o problema para si. Essa participação do governo estadual e federal é muito importante”, declarou João Henrique. 

Franzé Silva disse que é preciso “despolitizar” o debate sobre o transporte como uma pauta eleitoral. Ele disse que os deputados estão abertos em colaboração com a Prefeitura de Teresina para colocar um ponto final na crise. 

“Vamos descontaminar isso de política-eleitoral, não é momento de falar em eleição, é momento de falar em esforço de todo homem e mulher pública de buscar uma solução”, declarou. 

Apesar de estar na Administração, João Henrique foi designado pelo prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) para cuidar da articulação política do Palácio da Cidade. No cronograma do dia, João Henrique ainda tem uma reunião com o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT). A prefeitura, que estava aquém da articulação entre vereadores e deputados sobre o transporte público, quer tomar as ideias do debate, que terão repercussões diretas nas eleições municipais de 2024. 

Fonte: Paula Sampaio e Graciane Araújo

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais