Governador do Piauí pode decretar lockdown nesta terça (2) para evitar avanço da Covid-19

A possibilidade de novas medidas será debatida nesta terça-feira (2) durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE)

O governo do Piauí estuda essa semana novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19 e não descarta decretar lockdown em todo o estado. A decisão leva em conta a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva, a quantidade de insumos e o aumento da demanda por oxigênio nos hospitais da capital e do interior.

A possibilidade de novas medidas será debatida nesta terça-feira (2) durante reunião do Comitê de Operações Emergenciais (COE) que deverá contar com a participação do governador Wellington Dias (PT). Interlocutores confirmam que os membros do COE irão sugerir o fechamento total das atividades no Piauí. Por outro lado, o chefe do executivo defende fechamento nas regiões onda a situação é mais grave.

Na última segunda-feira (22), Wellington Dias havia aceito a orientação do COE de suspender todas as atividades presenciais não essenciais no estado. Contudo, no dia seguinte, após pressão de classes empresariais, artistas e pais de alunos, o governador voltou atrás e determinou medidas mais brandas, com maiores restrições apenas aos finais de semana.

Números

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí registrou nesse domingo (1) um total de 17 mortes em decorrência do novo coronavírus e 317 novos casos. Os leitos de UTIs estão com ocupação de 79,9%.

 

Por: Otávio Neto/ Poder Piauí

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *