Governador sanciona lei que aumenta limite de idade de 35 anos para ingresso na PM-PI
A mudança no Estatuto dos Policiais Militares do Piauí foi divulgada no Diário Oficial de segunda-feira (28).
O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei que altera o limite de idade de 35 anos para o ingresso na Polícia Militar do Piauí. Antes a faixa etária era de 30 anos. A mudança no Estatuto dos Policiais Militares do Piauí foi divulgada no Diário Oficial de segunda-feira (28).
A lei também retirou a obrigatoriedade de idade para os praças. A partir de agora, eles podem concorrer ao cargo de oficial sem limite de faixa etária.
Outro ponto da lei refere-se a alteração na idade da aposentadoria compulsória, quando o policial sai das ruas e fica na reserva. Anteriormente, os praças que estava na ativa se aposentava com 59 anos e 60 anos oficiais, com a alteração todos irão se aposentar com 65 anos.
Já a idade limite para os policiais que estão na reserva remunerada possam voltar a ativa passou de 65 para 68 anos.
Para o autor do projeto de lei, o deputado e coronel Carlos Augusto (PL), a mudança tem a expectativa de reforçar o efetivo de policiais.
Novo concurso
No início do mês, o Governo do Piauí anunciou um novo concurso da Polícia Militar do Piauí com 690 vagas, sendo 650 para o cargo de soldado e 40 para oficial da corporação.
O concurso será realizado pelo Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).
O edital deverá ser lançado até o fim deste mês. O último concurso da PM foi realizado em 2017, com o preenchimento de 480 vagas para soldado.
G1 PI