Governador vai suspender escolas e serviços não essenciais

Em live, o governador Wellington Dias (PT) confirmou nesta quinta-feira (25) que vai limitar o funcionamento de serviços durante a Semana Santa para reduzir os números de casos e óbitos por Covid-19 no estado. Em seu pronunciamento, Wellington Dias criticou o governo federal que deixou de fora estados e municípios do Comitê-AntiCovid que foi anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Amanhã, às 8h, o governador informou que terá uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), presidente de Câmara e outros órgãos e vai demonstrar sua decepção de criar um comitê excluindo entes da federação.

“Neste encontro vamos colocar com muita clareza a nossa decepção de ontem ter uma reunião importantíssimas ter sido criado um Comitê Nacional e esperávamos integrados deixando de fora os municípios e os estados”, afirmou.

O governador disse que vai conversar com representantes do COE (Comitê de Operações Emergenciais), na tarde de hoje, para anunciará a prorrogação do decreto estadual até o dia 4 de abril para forçar ainda mais o isolamento social pelos próximos 10 dias.

Os dois feriados – amanhã, dia 26 (Nossa Senhora Aparecida), e terça-feira, dia 30 (Corpus Christi) foram aprovados na Assembleia Legislativa.

Wellington Dias confirmou o fechamento de praias e a circulação de transporte entre os municípios. A ideia é evitar a circulação de pessoas e reduzir a transmissão do vírus.

Veja calendário da quarentena

Dia 26 – feriado Nossa Senhora Aparecida
Dia 27 – sábado – lockdown parcial
Dia 28 – domingo – lockdown parcial
Dia 29 – segunda-feira – ponto facultativo
Dia 30 – terça-feira – feriado Corpus Christi
Dia 31 – quarta-feira – orientação do governo de antecipar aniversários dos municípios – acordo com APPM
Dia 1/abril – quinta-feira – ponto facultativo
Dia 2/abril – sexta-feira – feriado da Semana Santa
Dia 3/abril – sábado – lockdown parcial
Dia 4/abril – domingo – lockdown parcial

Quarentena

Outra medida que será anunciada é que o governador determinará quarentena de 10 dias para  turistas e pessoas que entrarem no estado durante esse período.

Escolas

No pronunciamento, o governador disse que estuda suspender as aulas presenciais no estado.

Wellington Dias confirmou o fechamento de praias e a circulação de transporte entre os municípios. A ideia é evitar a circulação de pessoas e reduzir a transmissão do vírus.

Pediu integração 

O governador disse que vai buscar uma agenda com o novo ministro Marcelo Queiroga para tratar sobre a falta de insumos, de pagamento de leitos de UTIs e agilização do cronograma de vacinação.

Wellington Dias defendeu ações integradas para impedir a circulação de pessoas em aeroportos, portos e rodovias.

Flash Yala Sena/Cidade Verde

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *