Governo decreta estado de emergência para cidades do Sul do Piauí por causa das fortes chuvas

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado na tarde desta segunda-feira (27) e terá vigência de 90 dias.

O governo do estado decretou situação de emergência na área que abrange o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, que abrange as cidades de Uruçuí, Baixa Grande do Ribeiro e Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí. As cidades estão sofrendo após os níveis dos rios aumentarem devido às fortes chuvas nos últimos dias.

Pelo menos 12 famílias estão desalojadas e três desabrigadas. O decreto de emergência foi publicado no Diário Oficial no final da tarde desta segunda-feira (27) e tem vigência de 90 dias.

De acordo com o documento, ficam autorizadas obras e serviços necessários para providências urgentes no atendimento da situação com hipótese de dispensa de licitação.

O decreto também autorizou a mobilização de todos os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Secretaria Estadual de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução; convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, também sob a coordenação da Defesa Civil.

Decreto de emergência por causa das chuvas deve durar 90 dias  — Foto: Reprodução

Decreto de emergência por causa das chuvas deve durar 90 dias — Foto: Reprodução

Por Caroline Oliveira, g1 PI

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais