Governo diz que situação da Covid é de alerta e Piauí terá novo decreto com orientações

Com 100% dos leitos de UTI Covid ocupados em Teresina, o Governo do Piauí vai publicar um novo decreto com medidas para combater o avanço da doença. O secretário de Governo, Antônio Neto, explica que o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE) emitiu uma nota técnica, no final da tarde desta quarta-feira (20), com as novas recomendações para combater a nova onda da Covid-19 no estado.

“A nota técnica foi encaminhada à Secretaria de Governo e vai servir de subsídio para que a gente possa publicar o decreto”, acrescentou o secretário.

No estado, a Covid-19 está em uma crescente, inclusive provocando óbitos em consequência das síndromes respiratórias. Antônio Neto frisa que a situação é de alerta. O novo decreto é aguardado para esta quinta-feira (21).

“A governadora participou da reunião do COE e os números apresentados nos levam a uma situação de alerta. Não é de pânico, nem de desespero, mas uma situação que exige das autoridades, principalmente do Governo do Estado, medidas importantes para que a gente possa conter essa nova ofensiva da covid, que está recomeçando aqui no nosso estado”, afirmou Antônio Neto.

A nota técnica encaminha algumas recomendações importantes, como a atenção redobrada em relação às escolas e às crianças; a exigência para que as pessoas ao adentrarem nas repartições públicas apresentem o comprovante de vacina expedido pelo Programa Nacional de Imunização; e a necessidade de que os municípios e a iniciativa privada possam aderir a essa ofensiva, a esse trabalho do Governo do Estado.

Veja as recomendações do COE

  1. Os estabelecimentos de ensino deverão continuar cumprindo as determinações estabelecidas no Protocolo Específico nº 001/2021, e na Nota técnica – NT SESAPI/DIVISA Nº 002/2022, republicada (versão 3), a qual deverá ser considerada documento de referência do setor da Educação para cumprimento das medidas propostas no Decreto Estadual nº 21.78/2022 em substituição à versão anterior.
  2. Aos órgãos públicos estaduais determina-se a solicitação do comprovante de vacinação com esquema vacinal completo, conforme faixa etária estabelecida no Programa Nacional de Imunização – PNI: a) a todos que forem adentrar à instituição; b) a todos os trabalhadores do serviço público.
  3. Exigir nas repartições públicas estaduais o uso máscara, atualmente obrigatório em todos os ambientes fechados, nos termos do Decreto Estadual nº 21.178/2022.
  4. Recomenda-se aos municípios piauienses a adesão às medidas propostas nos itens 2 e 3 deste documento junto aos órgãos públicos municipais.
  5. Alerta-se aos órgãos de comunicação estadual e municipais para que reforcem as campanhas de orientação da população quanto à importância da imunização relativa às doses de reforço do esquema vacinal da Covid-19, essencialmente 3ª e 4ª dose. Realizar campanhas midiáticas de forma massiva, visando aumentar a adesão de pessoas de todas as faixas etárias à vacinação.

Por  Graciane Araújo/Cidade Verde

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.