Hospital Regional de Picos receberá mais 10 leitos de UTI

O HGV foi outra unidade beneficiada pela Fundação Hospitalar com a ampliação

O Governo do Estado, através da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH), vem fortalecendo a estruturação de seus hospitais no enfrentamento ao novo coronavírus no Piauí. Os Hospitais Getúlio Vargas e Justino Luz, de Picos, tem adotado medidas de segurança e proteção, além de incrementar seus espaços físicos para melhor atender pacientes com Covid-19 e demais patologias.

O Hospital Getúlio Vargas recebeu na última semana, mais 10 leitos de UTI, totalizando 30 unidades de terapia intensiva exclusivas para o tratamento de Covid, além das 16 UTIs para outras doenças. Atualmente, o hospital já conta com 40 leitos clínicos.

HOSPITAL DE PICOS

Em Picos, o Hospital Regional Justino Luz já dispõe de 10 leitos de UTI exclusivos para Covid e 10 para outras patologias. Até a próxima semana, o hospital deve instalar mais 10 unidades de terapia intensiva, totalizando 20 leitos exclusivos para o novo coronavírus.

O Justino Luz também concluiu os serviços de reforma da Ala B, que passou a alocar os setores de obstetrícia e pediatria. Com isso, o espaço disponível foi estruturado para instalação dos 35 leitos clínicos. Além disso, o hospital implementou novos fluxos para entrada de pacientes, visando evitar transmissão no ambiente hospitalar.

O Hospital de Picos promoveu treinamento com as equipes que estão na linha de frente sobre intubação e ventilação mecânica, assim como, tem realizado testes rápidos, uma vez por semana, nos profissionais da área covid. A Fundação também tem encaminhado periodicamente, equipamentos de proteção individual para garantir mais segurança e proteção a colaboradores e pacientes.

CIEM DE PICOS

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Picos, reabriu o Centro Integrado em Especialidades Médicas (CIEM), que foi totalmente reestruturado para funcionar como “ambulatório Covid”, se tornando a porta de entrada para pacientes com síndromes gripais, realizando a triagem para encaminhamento, se necessário, ao Regional.

O CIEM de Picos funciona 24 horas por dia, com dois médicos plantonistas e equipe de enfermagem para realização de testes rápidos, administração de medicamentos e observação de pacientes. O Centro também dispõe de uma ambulância que ajuda na transferência de pessoas com sintomas graves para o Justino Luz.

HOSPITAL GETÚLIO VARGAS

Em Teresina, o Hospital Getúlio Vargas ofereceu para enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na área covid, treinamento com o objetivo de atualizar e reforçar os cuidados relacionados a pacientes graves.

TESTAGEM PROFISSIONAIS

Funcionando como centro de testagem do Estado, o HGV já realizou mais de 2 mil testes em profissionais da Saúde e Segurança. Já os colaboradores internos que estão na linha de frente, também foram todos testados, sendo que, aqueles que integram o grupo de risco foram afastados desde o início da pandemia.

VISITAS VIRTUAIS

Por meio de tablets, o hospital vem promovendo visitas virtuais através de videochamadas, que além de reduzir o impacto do isolamento social exigido por causa da doença, ainda funciona como mais uma aliada no tratamento dessas pessoas. Ao todo, o HGV recebeu 14 tablets da Agência de Tecnologia da Informação (ATI), por meio da SPE Piauí Conectado, que executa no estado o programa Piauí Conectado.

SEGURANÇA NO TRABALHO

Outra medida implementada pelo HGV, foi a realização de testes em todos os pacientes que dão entrada no hospital, para evitar transmissão interna. A casa também tem reforçado a desinfecção dos ambientes e garantido EPIs para todos que estão na linha de frente.

NOVAS UTIs

A Fundação revela também que nos próximos dias, o Getúlio Vargas receberá um incremento de mais 20 leitos de terapia intensiva, somando 50 UTIs exclusivas para o tratamento do novo coronavírus.

O presidente da Fepiserh, Pablo Santos, avalia que o Governo do Estado, através da Fundação Hospitalar e Secretaria de Estado da Saúde, tem implementado ações que vem atendendo a demanda no tratamento contra o novo coronavírus. “De forma gradativa e coordenada, estamos ampliando os leitos de UTI e clínicos, assim como, reforçando os fluxos de proteção e segurança para profissionais e pacientes, além de outras ações . As medidas, associadas ao isolamento, ter surtido efeitos satisfatórios. É uma luta diária que requer nosso comprometimento e compreensão de todos para minimizarmos as perdas humanas, que é que mais importa nesse momento”, ressalta Pablo.

Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *