Hospital Regional de Piripiri, no Norte do Piauí, tem 100% dos leitos de UTI Covid ocupados

Jôve Oliveira (PTB) relatou, em vídeo, recursos escassos, quantidade insuficiente de doses de vacina e a falta de um cronograma de recebimento de doses para grupos prioritários.

O Hospital Regional Chagas Rodrigues, em Piripiri, Norte do Piauí, está com seus 15 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid ocupados, de acordo com a prefeita da cidade, Jôve Oliveira. A gestora afirmou, em vídeo gravado na segunda-feira (1), que dos 54 leitos gerais destinados ao tratamento da doença, apenas três leitos clínicos estão disponíveis.

No vídeo, a prefeita afirmou que os recursos são escassos, que a quantidade de doses de vacina contra a Covid-19 são insuficientes e que falta um cronograma de recebimento dos imunizantes para os grupos prioritários.

Jôve Oliveira, prefeita de Piripiri — Foto: Reprodução

Jôve Oliveira, prefeita de Piripiri — Foto: Reprodução

“São dias difíceis em Piripiri. Assim como no restante do Brasil, muitas pessoas se contaminando e precisando de intubação. Tivemos ‘lockdown parcial’ no fim de semana, mas precisamos de mais atenção”, disse a gestora.

“Eu sei que todo mundo está cansado, ninguém aguenta mais falar de Covid, mas a Covid não cansou da gente”, completou a prefeita.

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o município de Piripiri, registrou, até o momento, 4.513 casos de Covid-19 e 72 óbitos pela doença.

Jôve Oliveira também pontuou ações que terão mais atenção nos próximos dias para tentar conter a disseminação da Covid-19 no município.

“Vamos fazer a nossa parte investindo em testagem, distribuição de máscaras, álcool em gel e na conscientização e sensibilização das pessoas”, afirmou.

Covid-19 no Piauí

De acordo com o boletim de segunda, o Piauí já registrou 174.546 casos distribuídos em todos os municípios. Os óbitos chegam a 3.365 e foram registrados em 210 municípios. Até agora, morreram 1.971 homens e 1.394 mulheres.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 688 ocupados, sendo 411 leitos clínicos, 259 UTIs e 18 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 9.993 até o dia primeiro de março de 2021.

A Sesapi estima que 170.493 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte.

Vacinação

Até o momento, o vacinômetro, ferramenta para acompanhar a evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Piauí, aponta que 71.681 pessoas já receberam a primeira dose de vacina no estado e 21.402 a segunda dose.

Os dados são atualizados a cada 15 minutos a partir da inserção de registros no sistema de informação da campanha pelos estabelecimentos de saúde.

Por G1 PI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *