Jaicós: Agentes Comunitários de Saúde participam de capacitação do programa Previne Brasil

Na tarde desta terça-feira (9.fev), Agentes Comunitário de Saúde da UBS Amélia Crisanto, localizada no Bairro Serranópolis, passaram por capacitação referente ao programa Previne Brasil.

A capacitação foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde e foi ministrada pela enfermeira Rakel Monteiro, que também é coordenadora municipal de Imunização.

“Iniciamos o novo ciclo de capacitações para o ano de 2021. Para o momento observamos a extrema necessidade de destacarmos as atividades relacionadas aos Indicadores de Desempenho. Agendamos conforme  pactuação com o enfermeiro responsável de cada equipe”, explicou Rakel.

Essa mesma capacitação será realizada nas demais unidades básicas de saúde, integrantes do Programa Saúde da Família no município.

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

Por Portal Saiba Mais

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *