Jaicós: Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social participa de capacitação sobre Enfrentamento ao Trabalho Infantil

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (11.jun) na Secretaria Municipal de Assitência Social em Jaicós, uma capacitação voltada para o Enfrentamento ao Trabalho Infantil.

A capacitação foi ministrada por Ananias Pereira da Cruz – Gerente da Proteção Social Especial de Media Complexidade/Trabalho Infantil/Exploração e Abuso Sexual da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

O objetivo do evento foi capacitar os profissionais e técnicos municipais, apoiando e fortalecendo as ações estratégica do Peti, articuladas com as políticas setoriais; sistema de justiça e o legislativo; na perspectiva do cumprimento das metas de eliminação do trabalho infantil no Piauí.

Participaram da capacitação a secretária municipal de Assitência Social, Oziana Oliveira, os coordenadoras: Anunciação Crisanto (CRAS), Larysse Dias (CREAS), Herdeny Carvalho (SCFV), Ivan Veloso, coordenador do Bolsa Família; presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, técnica responsável pelo Trabalho Infantil no município de Jaicós, Janelma Rodrigues e as conselheiras tutelares, Leonice Nascimento e Lindalva Carvalho.

 “Essa capacitação é muito importante para que possamos ter condições de orientar e conversar sobre as questões que permeiam o trabalho infantil, com as famílias que tiveram as condições socioeconômicas agravadas pela pandemia, e também sobre os riscos atuais e futuros a que se expõem as crianças e os adolescentes submetidos ao trabalho infantil”, comentou a secretária municipal da Assistência Social, Oziana Oliveira.

Trabalho Infantil

O trabalho infantil ainda é uma realidade perversa para meninos e meninas de famílias em situação de pobreza no Brasil, principalmente negros. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PnadC), em 2019, havia 1,8 milhão de crianças e adolescentes de cinco a 17 anos em situação de trabalho infantil, o que representa 4,6% da população (38,3 milhões) nesta faixa etária.

Por Portal Saiba Mais

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *