Jaicós: Jornada Pedagógica é encerrada com apresentação dos projetos: teatro de bonecos pedagógicos e Saeb 2023 e intervenção

A Secretaria Municipal de Educação de Jaicós realiza todos os anos a Jornada Pedagógica, evento que marca o início do ano letivo e reúne todos os profissionais da Educação, para uma série de capacitações realizadas através de oficinas e palestras voltados para o autoconhecimento profissional e imersões pedagógicas em busca de práticas pedagógicas atualizadas e eficazes.

E durante essa semana de 27 a 28 de fevereiro, a Jornada aconteceu no centro de Convivência de Iodos (CCI) com a realização de diversas oficinas e palestras com base no tema: “Vivenciando saberes”.

Nesta terça-feira foi realizado o último dia da Jornada. Inicialmente foi apresentado o Projeto de bonecos pedagógicos, disciplina, arte e aprendizagem, direcionado para professores da Educação Infantil, ensino Fundamental e EJA, que contou com a presença do prefeito Neném de Edite.

A apresentação foi conduzida pelo professor, produtor de conteúdos digitais, dono da Dugrazy, Grasiane Sá, que falou sobre o objetivo do projeto.

“É basicamente entregar uma mensagem, a mensagem do que é bom, do que é correto, do que as pessoas estão precisando hoje receber e com uma ferramenta, porque hoje a gente tá numa geração que para despertar o interesse, tem que ter algo em troca. Então, o teatro de bonecos, a troca que as pessoas tem inicialmente é o humor, é algo diferente. Então, por isso que a gente utiliza para entregar essa mensagem.

A apresentação do Projeto Saeb 2023 e Intervenção, foi feita pelo professor Frâncio Charlidon Sobreira, voltada para professores do Ensino Fundamental  do 1º ao 9º ano.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teórico-metodológicos ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Por Portal Saiba Mais

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