Jaicós: Secretaria de Saúde por meio da Agência Transfusional e realiza campanha para doação de sangue

A Agência Transfusional de Jaicós juntamente com a Secretária Municipal de Saúde, realizaram uma campanha de doação de sangue intitulada como o “Amor Corre nas Veias”, com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância de doar sangue.

A campanha que foi uma iniciativa da Agencia Transfusional de Jaicós que fica localizada no Hospital Florisa Silva, tem o intuito de repor os estoques de sangue do município que está muito baixo, além de ressaltar a importância da reposição de sangue nos hemocentros.

A coordenadora da campanha a Bióloga Niza Braga, explicou a importância de doar sangue. “No Piauí estamos com o índice muito baixo de sangue, então resolvemos fazer essa campanha, nós sabemos que sangue não se fabrica né, só se tem doando, e devido a essa pandemia os doadores estão ausentes dos hemocentros, inclusive os nossos estoques aqui de Jaicós está muito baixo. Disse ela.

“Essa campanha nos deixou muito feliz, conseguimos preencher as nossas vagas da semana, aqui vai ficar aberto, caso alguém queira doar sangue é só se dirigir a mim, ou, a secretaria de saúde, dá o nome que levamos até o hemocentro de Picos, doar sangue é um ato de amor e seguro, você recebe 22 tipos de exames na hora quando você receber sua carterinha.” Explicou Niza.

“Essa iniciativa não para por aqui, quem desejar doar sangue é só enviar o nome completo e o telefone para o meu whatsap (89) 999254535 (Niza Braga), assim que tiver o número certo de pessoas, a secretaria disponibiliza o carro que será sempre nos dias de Sexta-Feira pela manhã.” Finalizou Niza.

Quem pode doar sangue

Pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50Kg, além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

 Doar sangue é mais do que ajudar o próximo, a de sangue é um ato de amor que pode salvar vidas e, em muitos casos, a transfusão é a única esperança dos pacientes. Esse volume é reposto ao organismo em menos de 24 horas e todo o procedimento acontece de forma segura garantindo a segurança do doador e de que recebe.

Com informações do N75

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *