Kátia Abreu pede roupas velhas para indígenas, que respondem: ‘Compramos novas’

Indígena gravou vídeo para recusar doação de senadora e disse que candidatos só aparecem em época eleitoral

A senadora Kátia Abreu (PP-TO), em pré-campanha na tentativa de se reeleger ao Senado Federal, gravou vídeo pedindo roupas “velhas” e “usadas” para doar aos indígenas krahôs, que vivem no Tocantins. Uma chefa indígena, no entanto, não gostou da publicação da parlamentar e, em resposta, afirmou que os integrantes da tribo trabalham e compram roupas.

Creuza Krahô disse que os indígenas precisam de saúde e educação, que estão precárias. “Então, Kátia Abreu, você é candidata, você estudada, mas tem muito krahô que não fica pedindo roupa velha assim, não. Nós temos algum dinheirinho, porque trabalhamos para comprar nossas roupas novas. Você não tem vergonha de carregar roupa velha, Kátia Abreu?”, disse, em trecho do vídeo.

A chefa indígena ainda cobrou a senadora sobre emendas parlamentares que poderiam ser enviadas para manutenção básica dos indígenas. “Quanto dinheiro que o governo, que vocês, como senador, ganham emenda, cadê vocês? Vocês só aparecem quando estão sendo candidatos para enganar os índios e depois fazer leis contra nós? Acho que você precisa pensar mais. Não são todos krahôs que apoiam você”, afirmou.

Kátia Abreu afirmou na gravação que havia prometido enviar roupas para a tribo. “Eles são índios trabalhadores, e as mulheres estão muito empobrecidas”, disse Kátia Abreu. “Pode ser roupa simples: camiseta de propaganda, roupas que seus filhos não usam mais, lençol velho, toalhas. Prometi para as ‘cacicas’ (sic), que são mulheres comando (sic) os índios”.

A senadora pretendia, ainda, criar uma comitiva para entregar as roupas velhas no norte do Tocantins.

Por Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais