Leitura da mensagem anual abre ano legislativo na Câmara de Patos do Piauí
O ano legislativo de 2025 foi aberto com uma sessão ordinária realizada neste sábado (15.fev) na Câmara Municipal de Patos do Piauí.
A sessão, conduzida pelo presidente da Casa, Wilson Vieira (PSD), teve início com a tradicional leitura da mensagem anual, feita pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura de Patos, João Neto.
“Eu João Neto, Chefe de Gabinete deste município, com enorme satisfação e com as melhores expectativas, em nome do nosso querido prefeito Joaquim Neto, que não pode comparecer à abertura dos trabalhos legislativos desta casa, pois está viajando em busca de parcerias para fortalecer o municipalismo através de recursos e investimentos para a nossa cidade, trago a mensagem do poder executivo municipal nesse início de ano legislativo.
Agradecendo pela oportunidade e aproveitando o momento gostaria de reafirmar que estamos sempre abertos ao diálogo com o poder legislativo municipal, assim como também aos demais setores da democracia, para formar parcerias sempre em prol do desenvolvimento de Patos do Piauí, reafirmo também o nosso compromisso e respeito com esta casa, na certeza de sempre poder contar com os senhores, visando sempre o bem estar da população patoense.
O município de Patos tem avançado muito nos últimos anos, com várias áreas em destaque como, por exemplo, a educação, mas ainda há muito a se fazer. Temos grandes obras em andamento, com perspectivas de serem inauguradas brevemente. Ressalto também que estamos dia após dia, desde o primeiro dia de gestão buscando investimentos, melhorias e projetos em todas as áreas do nosso município.”
João neto reforçou o compromisso do Poder Executivo de manter um relacionamento respeitoso com o Legislativo.
“Assim, senhor presidente, senhoras e senhores, ao submeter esta Mensagem de abertura à essa Casa Legislativa, solenemente faço uso da oportunidade para reafirmar o propósito do Poder Executivo municipal em continuar a valorizar o relacionamento respeitoso e profícuo que temos estabelecido. Temos a certeza de que também continuaremos contanto com o apoio dos eminentes vereadores para dar prosseguimento às nossas ações que têm como principal propósito tornar Patos do Piauí uma cidade mais justa, mais fraterna e mais pacífica, razão maior deste governo.”
Na tribuna, os oito vereadores presentes na sessão debateram pautas importantes para o município.
O primeiro a se manifestar foi o líder do prefeito na Casa, vereador Marlon Costa (PSD).
“Mais uma vez aqui, agradecer a Deus por estarmos iniciando o ano Legislativo de 2025, desejar que nosso presidente faça uma boa gestão respeitando o regimento da casa, que possa cunduzir da melhor forma possivel, se precisar de mim estarei à disposição.
Desejar aqui aos colegas vereadores que estão iniciando seus mandatos, que estaremos prontos para dialogar e vamos trabalhar em prol do nosso municipio.
O prefeito não está aqui presente, mas está aqui representado pelo Chefe de Gabinete, João Neto, e reafirmar que o que vinher em prol do municipio, para o bem da nossa população, esta casa vai estar sempre apoiando e aprovando.
Esse ano promte muitas coisas, estamos esperando muitas obras, está se aproximando as eleições estaduais, quem sabe assim as coisas saem, até porque promessas temos muitas, agora vamos esperar que saiam do papel.”
Após agradecer a Deus por mais um dia de trabalho na Casa Legislativa, o vereador Francisco Evaristo o “Sarrika” (PSD), iniciou sua fala.
“Não contamos hoje com a presença do nosso prefeito, mas ele está bem representado aqui pelo Chefe de Gabinete, João Neto, e dizer que é uma satisfação está aqui trabalhando, que possa vir muito mais beneficios para nossa cidade. Nosso povo é merecedor e vamos trabalhar e dar o melhor para nosso municipio.”
O vereador Cornélio Edmundo (PSD) iniciou cumprimentando a mesa e aos que vieram assistir a sessão na galeria da Casa.
“Quero deixar meu meu convite para que continuem vindo assistir as sessões, até porque somos empregados de vocês, vocês é que tem que ver o nosso desempenho. Quero também agradecer a Deus por estamos aqui dando inicio ao primeiro semestre desse quadrienio, espero que venham muitas obras e tem meu apoio para os projetos que vierem a favor do nosso povo.”
A vereadora Léia de Rafinha (PSD) agradeçeu a Deus pela oportunidade de estar na Casa.
“Deus me honrou, honrou a minha fé. Gratidão a Deus e a cada um que depositou seu voto de confiança em mim. E reafirmar meu compromisso com cada cidadão patoense de trabalhar por uma Patos cada vez melhor, unida com os demais veredores para buscar melhorias para nosso município. Peço que Deus abençoe e oriente sempre o nosso gestor para buscar melhorias para nosso município e que conte sempre com a gente.”
Antônio Rufino o “Tonhão” (PSD), vereador decano da Casa, falou iniclamente do início dos trabalhos legislativos.
“Estamos começando o primeiro semestre legislativo com os pés no chão, com certeza apareção muitas novidades, muitos projetos para a gente votar nessa casa. Nosso prefeito não está aqui hoje, mas com certeza irá trazer novidades para nosso município. Não posso deixar de falar na falta da chuva, que infelizmente estamos enfrentando dificuldade mas que com fé em Deus, vai dar certo.”
O vereador Zé de Bernardo (PSD) falou da satisfação de representar os patoenses no legislativo.
“Quero dizer que é uma satisfação e também um desafio representar cada um de vocês aqui na Câmara Municipal, mas em união com o Pode Executivo, que tem à frente o prefeito Joaquim Neto, muito acessível e compreensivo, sempre atento com as demandas do município, faremos um bom trabalho.
Agradeci a ele recentemente e reivindiquei a recuperação da estrada que liga o povoado Cajueiro à divisa de Vera Mendes, foi bem recuperada, agradecer a ele em nome do secretário de Obras, Rafinha.
Dizer da minha satisfação de estar iniciando os trabalhos e dizer de algumas ações que tenho em andamento. Meus líderes estaduais e federais, tem muitas promessas e projetos em andamento.
O meu compromisso é sempre recorrer aos líderes maiores, ao prefeito, aos nosso deputados estadual e federal, as superintendências, e levar a mensagem do povo patoense, sempre buscando ser comtemplado com alguma fatia do orçamento para o nosso município.
E dizer também que discutimos hoje e aprovamos o projeto 01/2025, que é o reajuste de 6,27% para os profissionais da educação, é uma lei federal. Como gestor e educador que é o prefeito Joaquim Neto, sem dúvida nenhuma ele não iria contrariar.”
O vereador Saumarco Reis (PSD) iniciou seu pronunciamento agradecendo.
“Primeiramente agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade. Quero aqui cumprimentar o presidente da Câmara, vereador Wilson, o presidente que teve a honra de ser votado por unanimidade para presidir esta casa. Hoje, está sendo meu primeiro dia de trabalho, onde tive 942 votos, isso quer dizer que é fruto do trabalho que vem sendo feito juntamente com meu pai, Saulino. Essa votação não veio da noite para o dia, foi uma votação trabalhada.
Quero aqui deixar um recado a todos vocês, que continuem confiando em mim, que honrarei todos esses votos dos patoenses. Quero deixar bem claro que estou disponível nessa casa para votar todos os projetos que trazem melhorias para nossa cidade.”
O presidente da Casa, vereador Wilson Vieira (PSD) ao se pronunciar, agrdeceu a Deus e falou sobre o início de mais um mandato.
“Agradecer mais uma vez a Deus por mais um dia de trabalho aqui nesta casa. Estamos iniciando mais um mandato, mandato este concedido pelo povo que cobra ação. Já estou com 16 anos e agora iniciando mais um mandato, com certeza, com a vontade de trazer o melhor para nosso munícipio. Os colegas vereadores que estão chegando agora, estamos todos à disposição para ajudar, mas sei da capacidade de cada um e com certeza vão desempenhar o seu papel, bem.
Agradecer também aos colegas, que estou iniciando o mandato, agora dessa vez como presidente pelo voto de vocês, mais uma vez agradecer por ter me escolhido.
Dizer que faremos muito por esta casa, e o que for possível para melhorar. Os colegas que estão entrando agora aqui vão ver como é desgastante, com a impressão de que se tem da gente, mas a gente sabe que cada um dá o melhor de si para ver o nosso município melhorar.
Iniciamos votando em um projeto importante. Agradecer aqui a cada um que vieram nesta casa para nos prestigiar. Agradecer quem acompanha pelas redes sociais e os que vieram, retornem sempre que puderem para ver a importância dos vereadores no município e o que nós fazemos.”
Na mesa de honra, estiveram presentes o Chefe de Gabinte da Prefeitura de Patos do Piauí, João Neto; a primeira-dama e secretária municipal de Saúde, Auzeni Costa; o secretário municipal de Obras, Rafinha; secretário municipal de Agricultura, Edilson Carvalho; Diretora Financeira da Câmara, Eliane Reis; secretário da Casa, José Iranildo e o ex-vereador Valdecir.
Mais Imagens:
Fonte: Portal Saiba Mais
WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229











































