Mais de 250 profissionais de Enfermagem foram diagnosticados com Covid-19 no Piauí

O Piauí continua a registrar toda semana novos casos de profissionais de Enfermagem contaminados pelo novo coronavírus. Segundo dados registrados no Observatório de Enfermagem nesta sexta-feira (03), já são 259 profissionais infectados, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem. Outros 93 estão afastados em quarentena com suspeita de Covid-19.

A situação é preocupante em todo o país. De acordo com dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e Conselho Internacional de Enfermagem (ICN), o Brasil responde por 30% das mortes de profissionais de Enfermagem por Covid-19.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) insuficientes ou inadequados, a falta de dimensionamento de pessoal e da orientação dos profissionais de Enfermagem contribuem para a infecção destes trabalhadores da saúde. Por isso, o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) segue apurando denúncias e realiza a fiscalização dos serviços de saúde da rede pública e privada em todo o Estado.

“Durante as vistorias que realizamos buscamos avaliar se as unidades de saúde dispõem de plano de contingência para a Covid-19, se há fluxo de entrada exclusivo para pacientes com suspeita da doença e profissionais de Enfermagem. Também reforçamos a necessidade de contar com EPIs em quantidade suficiente para todos e oferecemos orientações sobre medidas de precauções para enfrentamento da doença”, explica a presidente do Coren-PI, Amanda Barreto.

Na última semana, as equipes do Coren-PI estiveram em hospitais da rede pública e privada de Teresina e em unidades de saúde de Parnaíba, Buriti dos Lopes e São João da Fronteira.


Fonte: Com informações da Ascom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *