Meteorologia aponta chuvas abaixo da média e com altas temperaturas em dezembro no Piauí

O El Niño, no Brasil, impacta na seca no Norte e no Nordeste. Já no Piauí, por conta do fenômeno, teremos um impacto no quantitativo de chuvas, no aumento da temperatura e na diminuição da umidade.

As chuvas de dezembro ficarão abaixo da média no Piauí, segundo a meteorologia. Mas devido o fenômeno climático El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico e responsável por tornar o ano de 2023 o mais quente da história, as altas temperaturas permanecerão mesmo no período chuvoso no estado.

“Considerando cada mês em separado, dezembro vai ficar abaixo da média. Em janeiro nós vamos começar a ver aquelas chuvas que são mesmo características do período chuvoso e fevereiro a previsão é de normalidade e acima da média esse quantitativo de chuvas”, explicou a climatologista Sara Cardoso, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh).

Conforme a climatologista, o período chuvoso no estado é caracterizado pelas chuvas de verão, com grandes volumes, alterações ventosas e bastante raios.

No Sul do Piauí, segundo a meteorologia, o período chuvoso já iniciou. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo, nesta quinta-feira (23), de chuvas intensas para 20 municípios do extremo e centro sul do estado. Veja lista de cidades ao fim da reportagem.

“Estamos entrando na pré-estação, aqui no Centro-Norte, parcela do Sudeste e Norte do estado. Então, para dezembro, entre os dias 7 e 14, tem-se a possibilidade maior da ocorrência de chuvas”, explicou a climatologista Sara.

A profissional também destacou que até o dia 7 terá a prevalência das altas temperaturas. Já as chuvas serão mais localizadas e intensas no Sul do Piauí.

Impactos do El Niño no Piauí

O fenômeno climático El Niño deve durar ao menos até abril de 2024, conforme a última atualização divulgada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (8). Segundo a agência da ONU, o fenômeno se desenvolveu rapidamente em 2023 e pode atingir seu pico no primeiro semestre do próximo ano.

No Piauí esse fenômeno será percebido, de acordo com as previsões da Semarh, de três formas:

  • quantitativo de chuvas;
  • aumento da temperatura;
  • diminuição da umidade.

Conforme as previsões para o Piauí, o fenômeno vai impactar mais intensamente no final do período chuvoso do estado. Mas estará atuante nos meses de dezembro e janeiro.

“Geralmente dezembro, janeiro e fevereiro têm uma temperatura mais amena, só que neste trimestre os modelos de previsão estão apontando que as temperaturas ficarão acima da média, se comparar com os anos anteriores”, afirmou Sara.

 

Com relação às chuvas, as previsões alertam que o impacto será percebido no volume de chuvas, principalmente, no próximo trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro). Por conta do El Niño, os modelos de previsão da Semarh apontam que as chuvas em dezembro serão abaixo da média, em janeiro ficará entre o normal e acima, já fevereiro ficará acima da média.

Cidades em alerta amarelo

Fonte: g1 PI


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Portal Saiba Mais