Meteorologia prevê chuvas isoladas por todo o Piauí até os primeiros dias de 2021

A noite de véspera de Natal foi com chuva em quase todo o Piauí. E se depender das previsões meteorológicas, o tempo deve ser um pouco fechado até os primeiros dias do ano de 2021.

Os especialistas explicam que historicamente este é um período que apresenta condições favoráveis para chuvas no Piauí, pois configura o início de uma nova estação. Foi o que disse o climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Werton Costa em entrevista ao OitoMeia.

Entretanto, em se comparando com o mesmo período do ano passado, a meteorologista e gerente de Hidrometeorologia da Secretaria de Meio Ambiente e recursos hídricos do Piauí (Semar-PI), Sônia Feitosa, informou que as previsões são de redução das chuvas.

“Não há tendência de grandes chuvas da região central para região norte do estado, elas (chuvas) irão se concentrar na região Sul do estado, onde de fato está acontecendo o período chuvoso, ainda que abaixo da média. Em Teresina devem acontecer chuvas isoladas. A previsão é de que chova em alguns bairros e em outros não” pontuou Sônia.

Passando o período do Natal, de acordo com o prognóstico da Semar, as chuvas irão aumentar mas os maiores acumulados vão continuar no Sul do Piauí. No Norte as chuvas serão mais fracas e continuarão isoladas, garante a especialista.

CLIMA DE CHUVAS EM 2021
Sônia ainda contou que durante o próximo trimestre, mesmo havendo esse crescimento no nível das chuvas, elas serão de forma reduzida, devido ao fator La Ninã.

O La Niña é um fenômeno natural que consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental e gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura.

“Apesar de estarmos na La Ninã, que significa mais chuvas para o nordeste, existe o aquecimento do Atlântico Sul- que mais contribui para refrigeração do Piauí- está mais aquecido, o que significa que nós teremos um 2021 com menos chuvas” contou a metereologista.

Haverá um crescimento gradativo, no número de milímetros de volumes das chuvas nos primeiros meses de 2021. “Em janeiro choverá mais que em dezembro, fevereiro mais que janeiro e assim sucessivamente” explicou.

Fonte: Oito Meia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais