Ministério da Saúde amplia vacinação contra a gripe para toda população

Toda a população acima de seis meses de idade pode tomar a vacina contra a Influenza (gripe). O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde que ampliou a imunização no último sábado (03). A programação para aplicação, no entanto, fica a cargo de cada município que, segundo a pasta, já foi comunicado da “liberação”.

Desde abril, apenas grupos prioritários estavam sendo imunizados, mas até o momento, só 42% da meta nacional foi atingida.

De acordo com o ministério, a campanha de vacinação contra a gripe conta com 80 milhões de doses de vacinas, que já foram distribuídas. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público alvo, que foi contemplado em três etapas. Até agora, 34,2 milhões de pessoas estão imunizadas.

“Campanhas de imunização são prioridade do Ministério da Saúde e resolvemos ampliar a vacinação contra a Influenza para todos os grupos. O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) ainda estuda a logística de liberação das doses no Piauí, para emitir a notificação aos municípios. Até a semana passada, apenas 50% do público alvo no Piauí tinha ido aos postos para imunização.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) disse que não foi notificada da decisão e que as doses continuam sendo aplicadas no público-alvo.

VACINA INFLUENZA x COVID-19

Como duas campanhas de vacinação da gripe e da Covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra a Covid-19 seja priorizada nos grupos prioritários.

Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a Covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *