Ministro da Educação participa de inauguração da Escola Cívico-Militar em Picos

O Ministro de Estado da Educação, Victor Godoy, cumpriu agenda na cidade de Picos, na tarde desta quinta-feira, 23 de junho. Na ocasião, ele participou da inauguração da Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida, no bairro Parque de Exposição, zona leste do município.

Estiveram presentes na solenidade de inauguração da primeira Escola Cívico-Militar de Picos, o prefeito municipal, Gil Paraibano (Progressistas); o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte; a deputada federal Marina Santos (Republicanos); o senador Elmano Férrer (Progressistas); a secretária municipal de Educação, Noêmia Marques; gestores dos municípios vizinhos e a comunidade escolar.

De acordo com o Ministro da Educação, Victor Godoy, o modelo de Escola Cívico-Militar vem transformando a vida de milhares de estudantes em todo o Brasil, e em Picos não será diferente.

“Uma escola dessa transforma não só as vidas dos estudantes, mas toda a comunidade do entorno. Já temos estudos científicos que mostram que diminuem a criminalidade, a taxa de abandono e evasão escolar, melhora o desempenho dos alunos. Então, é um projeto que tem uma fila de espera de tanto sucesso que fez. Vamos chegar ainda este ano com o projeto de 216 escolas implantadas, uma meta que era apenas para 2023 estamos antecipando para esse ano”, disse.

Ministro da Educação, Victor Godoy. Foto: Wesley Monteiro

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes da Ponte, destacou que a visita ao município de Picos faz parte da política do presidente Bolsonaro.

“A visita foi super importante, pois se trata da política do governo Bolsonaro, mais Brasil, menos Brasília. Mais uma Escola Cívico-Militar entregue, mais uma das três mil que a gente concluiu nesse governo, são duas escolas sendo concluídas por dia. Hoje estamos aqui entregando a escola na cidade de Picos, tanto o município como o Estado estão de parabéns. Vamos fazer uma educação melhor para o nosso país”, afirmou Marcelo.

O projeto da Escola Cívico-Militar de Picos foi viabilizado com apoio da deputada federal Marina Santos (Republicanos). Em entrevista, a parlamentar ressaltou o sentimento de emoção de poder voltar a sua terra natal e participar da solenidade de inauguração da Escola.

“Hoje é um dia de muita emoção para mim, porque nasci em Picos, sou picoense, nasci no Hospital Justino Luz, estudei no colégio das Irmãs e saí apenas para concluir o Ensino Superior. Hoje voltar trazendo mais educação para Picos para quase 400 crianças em vulnerabilidade social, isso enche meu coração de muita alegria, em poder estar ajudando a transformar a vida de centenas de estudantes”, enfatizou.

Deputada federal Marina Santos (Republicanos). Foto: Wesley Monteiro

O prefeito de Picos, Gil Paraibano, falou sobre a importância do modelo de ensino ofertado na Escola Cívico-Militar.

“Essa é a centésima escola Cívico-Militar inaugurada no Brasil. A escola é de suma importância para os alunos, pois é um espaço que tem muita disciplina, com ensino de qualidade, preparando os alunos para o futuro. Na minha opinião é um modelo de escola que deve ser implantada em todos os municípios do país”, destacou Gil Paraibano.

Prefeito de Picos, Gil Paraibano. Foto: Wesley Monteiro

O diretor da Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida, Eduardo Damasceno, afirmou que o modelo de ensino da instituição já tem mudado a vida dos estudantes.

“Muitos alunos estão mudando a vida, se empenhando, se dedicando, tendo disciplina. Os militares, professores, equipe, todo mundo empolgado buscando o melhor. Temos um caso de um aluno que chegou a nossa escola que tinha problema em casa e através do Projeto Valores, que fala sobre cidadania, respeito, esse aluno mudou da água para o vinho, sendo agora um aluno exemplar”, comentou.

Diretor da Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida, Eduardo Damasceno. Foto: Wesley Monteiro

Escola em funcionamento

Desde o início do ano letivo, a Escola Cívico-Militar Coronel João de Almeida já se encontra em funcionamento e conta com o total de quase 400 alunos matriculados, do 6º ao 9º ano. O projeto é uma parceria com a Prefeitura de Picos através da Secretaria Municipal de Educação.

Por JP online

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.