Ministro Milton Ribeiro anuncia nova Universidade para o Piauí

A nova instituição deverá ser criada partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Em audiência na Câmara dos Deputados na última quarta-feira, 20 de outubro, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou a criação de cinco universidades federais no País e seis Institutos Federais de Ensino Superior (Ifes). A ideia inicial do MEC era criar dez Ifes, mas, após consulta aos atuais reitores, foi confirmada a criação de apenas seis.

Entre as novas instituições de ensino superior a serem criadas está a da Universidade Federal do Sudeste e Sudoeste do Piauí (Unifesspi), a partir do desmembramento da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A criação dos Ifes se dará por meio de desmembramento de campi já existentes, com a nomeação de novos reitores, mas sem a contratação de novos professores. Conforme o ministro, o desmembramento vai potencializar a interiorização do ensino e democratizar o acesso ao ensino. O custo total será de R$ 75 milhões.

Segundo o ministro, a criação das instituições federais não muda o processo de escolha dos reitores. “O que a lei manda é que, enquanto a universidade não concluir a fase de estruturação, seja indicado alguém dentre os quadros que vai conduzir os destinos da instituição. Assim foi com as seis últimas”, frisou.

Por Meio Norte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *