Moraes dá 48 horas para PF ouvir Gonçalves Dias sobre sobre vídeos no Planalto no 8 de Janeiro

Determinação é do ministro Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu 48 horas para a Polícia Federal (PF) ouvir o general Gonçalves Dias. O então ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) apareceu em imagens divulgadas na quarta-feira 19 circulando no Palácio do Planalto entre os manifestantes no dia 8 de janeiro.

A decisão, assinada ontem pelo ministro do STF, foi divulgada há pouco pela CNN Brasil. No documento, Moraes determina que o ex-ministro-chefe do GSI seja ouvido pela PF dentro de 48 horas.

O ministro ainda determinou que sejam identificados todos os militares que aparecem nas imagens dentro do Palácio do Planalto. De acordo com o documento, caso esses militares não tenham sido ouvidos ainda, a coleta dos depoimentos deve ser realizada em até 48 horas.

Moraes ainda determinou a intimação pessoal e imediata do ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, para identificar, no prazo de 24 horas, todos os servidores civis e militares que aparecem nas imagens que foram divulgadas pela CNN Brasil.

Imagens revelam ministro de Lula dentro do Palácio

As imagens divulgadas pela CNN na quarta-feira 19, derrubaram o então ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, um dos aliados mais próximos do presidente. O general aparece entre os manifestantes dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro.

A demissão aconteceu depois que o presidente Lula convocou uma reunião de emergência com pelo menos três ministros do governo. O encontro não estava previsto na agenda oficial do petista. Na ocasião, foi discutida a permanência de Gonçalves Dias no GSI.

Inicialmente, a expectativa era que Dias fosse exonerado do cargo e não que pedisse o afastamento. Desse modo, ele é o primeiro ministro do governo Lula a cair — em quatro meses de governo.

Para a saída do GSI pesou o fato, conforme apurou Oeste, de que Lula se sentiu traído pelo general. O então ministro teria mentido, segundo a versão do petista, sobre as imagens da invasão ao Palácio do Planalto.

Fonte: Revista Oeste

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais