Nível do rio Poti diminui e 560 famílias estão desabrigadas em Teresina

Teresina tem 560 famílias desabrigadas e não poderão voltar para suas residências porque o período chuvoso na cidade vai até o mês de maio, informou Daniel Pereira da Silva Monteiro, da Defesa Civil Municipal.

Segundo ele, ficaram desabrigadas 98 famílias na zona Norte de Teresina; 205 na zona Sul; seis na zona Leste e; 251 na zona Sudeste.

Ele falou que os rios Poti e Parnaíba tiveram quedas expressivas em seus níveis.

Daniel Monteiro explicou que na tarde de segunda-feira o nível do Parnaíba era 5,05 metros, 60 centímetros do que o de domingo, que foi o mais alto do ano.

Conforme Daniel Monteiro, o rio Poti está com nível de 7,17 metros, 3,84 metros a menos que os 11,01 metros registrados às 14h de sábado, que foi o mais alto registrado desde 2009.

Para Daniel Monteiro, o volume dos dois rios de Teresina estabelece uma normalidade porque eles só voltarão a ameaçar a cidade caso ocorram grandes chuvas.

Depois da chuvarada de quinta-feira para sexta-feira, em algumas áreas do Nordeste a tendência agora é de diminuição da chuva.

Os dados são do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia.

As áreas de instabilidade diminuíram sobre a costa norte do Nordeste. Dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais) mostram que nas últimas 3 horas, na estação Presidente Kenedy, em Fortaleza (CE) foram registrados apenas 1,7 milímetros de chuva.

De uma forma geral, com a diminuição da nebulosidade na segunda-feira. o sol apareceu mais forte no Nordeste. O tempo quente e úmido vai favorecer o crescimento de algumas nuvens sobre os estados e á partir da tarde ocorrem pancadas de chuva que podem vir acompanhadas de raios.

Daniel Monteiro afirmou que a presença de um VCAN- Vórtice Ciclônico de Alto Níveis na Bahia vai favorecer também a diminuição das nuvens e da chuva sobre o estado. A tendência é que as pancadas sejam mais fracas e isoladas.

 

Fonte: Meionorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais