O que Várzea Grande-PI está fazendo para não registrar, até hoje, nenhuma morte por Covid-19

Segundo a Secretaria Estadual e Saúde do Piauí (Sesapi), Massapê do Piauí, Miguel Leão, São João da Fronteira, São Luís do Piauí, Tanque do Piauí e Várzea Grande são as únicas cidades piauienses que ainda não entraram para a estatística de óbitos até esta segunda-feira (29/03)

Ellyo Teixeira/Oitomeia

Um ano após o início da pandemia, o Piauí chegou a 4.028 mortes por coronavírus em 218 municípios piauienses. Seis das 224 cidades passaram por esse período sem registrar nenhum óbito pela Covid-19.

Segundo a Secretaria Estadual e Saúde do Piauí (Sesapi), Massapê do Piauí, Miguel Leão, São João da Fronteira, São Luís do Piauí, Tanque do Piauí e Várzea Grande não entraram para a estatística de óbitos até esta segunda-feira (29/03).

AÇÕES CONTRA A COVID-19

As cidades apontadas pela Sesapi por não registrarem óbitos optaram por não relaxar as medidas protetivas contra o novo coronavírus. Uma dessas cidades é Várzea Grande, que, segundo o prefeito Dr. Segundo, logo no início da pandemia realizou bloqueio sanitário nas entradas do município, além de colocar em prática outras medidas.

“A Unidade Básica de Saúde (UBS) tem espaço separado para pacientes com sintomas gripais. Os pacientes são medicados, colhemos o exame no período correto e fazemos uma orientação. Conseguimos atender os pacientes com sintomas e logo é feito o rápido isolamento familiar. As pessoas ficam isoladas, sendo acompanhadas e medicadas pelas equipes médicas”, disse o prefeito sobre as ações sanitárias.

(Foto:Ascom;Prefeitura)

A Secretaria de Saúde e Meio Ambiente também tem realizado com frequência as chamadas “Busca Ativa” através de testagem em massa para o mapeamento dos casos de infecção pelo novo coronavírus no município.

“A testagem foi um momento de mobilização, sensibilização para as medidas de proteção e identificação, foram realizados de testes de antígenos (Swab) e de anticorpos (sorologia IgG/IgM). Nós realizamos a testagem em 335 pessoas, desses 55 deram positivos e 280 negativos. Dessa forma a gente faz o isolamento e o tratamento de acordo com os sintomas de cada paciente”, explicou o gestor. 

Com essa ação de Busca Ativa, aproximadamente 10% da população foi testada, sendo orientado as medidas proteção e de isolamento domiciliar para casos confirmados.

O OitoMeia tentou contato os demais prefeitos e secretários de saúde, mas não obteve um retorno.

RECOMENDAÇÕES

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a Covid-19.

VACINAÇÃO

Além de adotarem medidas sanitárias parecidas, as seis cidades começaram a imunização contra a doença em 21 de janeiro. As primeiras doses da CoronaVac foram aplicadas em profissionais da saúde que atuam no enfrentamento à Covid-19.

Desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, a vacina obteve, por unanimidade, autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no dia 17 de janeiro.

Mesmo que nenhum morador das seis cidades tenha morrido desde o começo da pandemia, a vacinação representa uma luz no fim do túnel, principalmente para evitar casos graves e mortes pelo novo coronavírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *