Oito açudes do Piauí atingem 100% da capacidade; veja cidades

Aumento ocorreu após fortes as chuvas registradas no Estado

Com o aumento do volume de chuvas no Piauí, no mês de março, oito açudes atingiram 100% da capacidade, e outros três variam entre 50 e 90%. Os dados são da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh-PI).

Os açudes estão localizados nas cidades de Ingazeiras, em Paulistana; Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Açude Piracuruca, em Pircuruca; Emparedado, em Campo Maior; Caldeirão, em Piripiri; Mesa de Pedra, em Valença do Piauí; Estreito, em Francisco Macedo e Salinas, em São Francisco do Piauí.

Segundo o diretor de Planejamento e Segurança Hídrica da secretaria, Igor Klaus, a Semarh monitora atualmente 28 açudes, e além destes oito com capacidade máxima, ele ressaltou que, o açude de Jenipapo, em São João do Piauí, está com 90% de sua capacidade atingida. Os de Nonato, em São Raimundo Nonato, e de Bocaina têm 61% e 50%, respectivamente.

“Realizamos vistorias ao menos duas vezes por ano. Estamos em constante contato com Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, aos quais repassamos dados sobre o monitoramento das capacidades”, afirmou Igor Klaus.

O gestor alertou ainda acerca do perigo de afogamento, e orientou que a população siga as orientações apontadas na campanha Banho Seguro, instituída pelo governo do Piauí, algumas delas são:

  • Utilizar boias e coletes salva-vidas
  • Não ingerir bebida alcoólica
  • Verificar se o local é propício para a frequência de crianças, idosos e gestantes
  • Verificar se o local é de difícil acesso ou não
  • Sempre adentrar na água acompanhado de uma pessoa que saiba nadar

Segundo um levantamento do corpo de bombeiros, o número de afogamentos no Piauí dobrou nos últimos quatro anos. O número de ocorrências por afogamento saltou de 26 para 50 casos, um aumento de quase 100%, e em metade dos casos as vítimas teriam ingerido bebida alcoólica.

Fonte: Portal Clube News


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais