Padre picoense participa da cerimônia de canonização da Irmã Dulce no Vaticano

Autoridades religiosas e políticas de vários países participaram da cerimônia.

O padre picoense Carlos Danilo prestigiou a cerimônia de canonização da primeira santa brasileira, a Irmã Dulce, realizada na manhã do domingo, 13, no Vaticano. Ela passa a ser conhecida como “Santa Dulce dos Pobres”. O Pe. Danilo mora em Roma, capital da Itália, há um ano onde cursa o mestrado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense.

A cerimônia de canonização da Irmã Dulce foi extremamente concorrida. Além de cardeais, arcebispos e bispos do mundo inteiro, participaram também lideranças eclesiásticas do Piauí e do Brasil.

Do Piauí podem ser listados: Pe. Domingos Barbosa Filho – natural de Oeiras/PI; Pe. Wellistony Carvalho – Teresina/PI (Estes dois fazem parte da equipe de direção do Pontifício Colégio Pio Brasileiro); Pe. Igor Torres – Teresina; Pe. Luís Francisco – Campo Maior (os dois últimos também são padres estudantes em Roma e moram no colégio Brasileiro).

Também esteve presente o Pe. Francisco Bezerra Neto – natural de Monsenhor Hipólito e hoje trabalhando na Paróquia San Savino – Diocese de Piacenza.

Santa Dulce dos Pobres

O Pe. Carlos Danilo falou a nossa reportagem via WhatsApp sobre a sua satisfação de acompanhar um momento tão importante para o catolicismo brasileiro. “Particularmente para mim esse momento foi de muita importância. Santa Dulce dos Pobres, como agora será chamada, foi aquela que fez aquilo que Cristo pediu, amou os pobres e deu a eles aquilo de mais importante que ela tinha que era sua própria vida e fez essa renúncia porque acreditou nas palavras do Mestre. Não devemos ser bons ou ajudar o próximo para sermos vistos, porém quem faz o bem jamais passará desapercebido para nosso Deus. Acredito que como cristão ganhamos um forte exemplo, Irmã Dulce é uma Santa contemporânea, nos ensina, portanto, que a santidade não é algo distante e impossível, mas algo que está ao nosso alcance.”

Residência

O Pe. Danilo reside no Pontifício Colégio Pio Brasileiro – Lugar de acolhida para padres do Brasil e de alguns países de língua portuguesa, que se deslocam a Roma para fazerem cursos de mestrado, doutorado ou pós-doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento.

O colégio Pio Brasileiro é ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB e a Congregação para o Clero no Vaticano.

Fonte: Folhaatual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais