Papa Francisco rompe tradição de Páscoa e lava apenas os pés de mulheres

O pontífice argentino lavou, secou e beijou os pés de 12 mulheres enquanto algumas delas choravam.

Em um gesto marcante de humildade e inclusão, o Papa Francisco realizou uma cerimônia de lavagem dos pés na prisão de Rebibbia, em Roma, onde lavou os pés de 12 mulheres. Esta é a primeira vez que o pontífice opta por lavar os pés apenas de mulheres durante o serviço especial de Páscoa.

Apesar dos desafios de saúde e mobilidade enfrentados, o Papa Francisco, de 87 anos, liderou a comovente cerimônia, demonstrando seu compromisso com a igualdade e a compaixão. Sentado em sua cadeira de rodas, ele lavou os pés de cada uma das mulheres, muitas das quais foram às lágrimas durante o ato.

O ritual, que simboliza a humildade e a serviço aos outros, replica a ação de Jesus Cristo ao lavar os pés de seus discípulos na noite anterior à sua crucificação. Desde sua eleição em 2013, o Papa Francisco tem feito questão de visitar presídios e centros de acolhida de refugiados, realizando o mesmo gesto de humildade ao lavar os pés de ex-mafiosos, doentes e marginalizados.

Na noite de sexta-feira, o Papa Francisco está programado para presidir a “Via-Crúcis” no Coliseu, um evento que ele não pôde participar em 2023 devido a problemas de saúde. Este compromisso demonstra sua dedicação contínua em liderar a igreja e servir como um exemplo de compaixão e solidariedade.

Fonte: CNN Brasil


WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais