Patos: Após a aprovação de três projetos e votação das contas de gestão do ano de 2018, vereadores foram à tribuna; veja!

Após a votação de três projetos, um de lei e dois de resolução, e mais as contas de gestão do prefeito Agenilson Dias, exercício de 2018, os vereadores foram à tribuna durante a sessão deste sábado (11.mar) da Câmara Municipal de Patos do Piauí.

MATÉRIA RELACIONADA

Patos: Câmara aprova aumento de salário de 5,93% para vereadores

O vereador Wilson Vieira (PSD), líder do prefeito na Casa, falou do curso da gestão.

“Nesta semana nosso prefeito foi a Teresina em busca de recursos para  o nosso município, e estamos aguradando  a viabilidade de projetos, via nossos a nível estadual e federal, como tambéme estamos aguardando alguns processos licitatorios para dar seguimento a gestão.”

O vereador lamentou a morte de um educador que contribuiu com a educação patoense.

“Quero lamentar aqui a morte de uma pessoa que fez parte da nossa educação, o professor Luiz Gonzaga. Ele foi professor de inglês na criação do ginásio. Vinha de Jaicós na quarta e na quinta-feira, toda semana. Minha solidariedade a toda a família”, e ao finalizar felicitou “parabenizar o time do Saco da Ema pelo vice-campeonato e todas aas mulhres pela passagem do dia Internacional da Mulher, elas que são símbolo de força, coragem, perserverança, ternura, delicadeza e afeto”.

Segunda a usar a tribuna a vereadora Luzitânia Dias a “Taninha (PSD) agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho na Casa e lamentou a perda precoce do seu primo Renê.

“Infelizmente aconteceu o que a gente não esperava, mas a gente vivia com medo de acontecer alguma coisa com ele, tendo em vista como estava levando a vida. Como prima, tentei ajudá-lo. Levei-o para o médico em Petrolina, Dr. Glauco. Logo depois que começou a tomar os medicamentos, ele leu a bula e jogou os remédios fora. Foi uma grande perda, era um jovem muito inteligente e pelo fato de não ter pai e mãe, ainda mais isso, nos nos abalou muito”, lamentou.

Taninha discorreu sobre os terrenos baldios na sede do município

“Eu sei que foi votado nesta casa um projeto de lei e se tornou lei para que os donos de terrenos murassem o terreno. Isso foi na  caso foi na primeira gestão do ex-prefeito Agenilson, mas não foi executado, ninguém levou a sério. Oss donos de terrenos continuam com os terrenos todos sujos e no final das contas quem leva o nome são os prefeitos e nós vereadores”, e solicitou “ eu gostaria de deixar aqui um pedido aos donos de terrenos, até porque o prefeito atual já colocou em carro de som pedindo para que pelo menos limpem, mas infelizmente nem limpar se quer estão limpando. Então, gostaria de deixar aqui o pedido  para que eles limpem seus terrenos, porque a prefeitura já faz a parte pública e ainda tem que arcar com as consequências dos particulares, fica difícil”, e finalizou “quero pareabenizar o time do Saco da Ema, cheguei a assistir pela internet, foi muito emocionante. Fez o primeiro, mas deixou empatar e perdeu o título nos pênaltis.”

O vereador Antônio Rufino o “Tonhão” (Progressistas), como sempre, foi sucinto.

“Quero parabenizar pelo projeto que foi apresentado hoje, nesta Casa, que trata da legalização dos terrenos do nosso município. Há muito tempo que a população cobrava. Agora, vamos fazer a nossa parte, votar pela aprovação”, e concluindo disse “naõ poderia deixar de parabenizar o nosso time, o time da minha terra o Saco da Ema, pela bela campanha.”

O vereador Chico de Oséias (Progressistas) inicialmente falou sobre a passagem do Dia Internacional das Mulheres

“Quero parabenizar as mulheres pela passagem do seu dia, em nome das duas veeradoras desta casa, minha irmã, minha mãe, e dizer que o dia da mulher é todo dia.”

Chico cobrou uma atitude das autoridades com relaçao a PI que liga a BR-407 ao povoaodo Cajueiro.

“Todos nós sabemos que é uma responsabilidade do estado. Não só essa do Cajueiro, como as demais, estão abandonadas. A PI tem 1 metro de acostamento de uma lado e do outro, e agora, o mato tomou de conta, invadiu completamente a PI, e como tem muita gente que cria animais soltos, tá um perigo. Então, faço um apelo para que o prefeito cobre das autoridades um roço nesta estrada”, solicitou.

Penúltimo a usar a tribuna o líder da oposição José Hélio o “Helim” (Progressistas), disse que dicou muito chateado com vídeos que foram veiculados durante a semana.

“Não sei qual motivo que que fez essa pessoa fazer aquilo, num sei se ela está doente, se tiver tem que se cuidar, mas nesta casa tem uma lei aprovada na gestão anterior, para que os donos de terrenos limpem seus terrenos e mure. É questão de ter a fiscalização.  Realmente no passado não existiu, até a gente tentou, mas tem pessoas que são ignorantes.”

O vereador também felicitou as mulheres “Quero parabenizar as mulheres  pelo seu dia,  08 de março, a mulher a gente tem que parabenizar é todo dia, principalmente a minha, Dr. Rosa Andréia, que cuida de mim”, ressaltou Helim.

O vereador cobrou do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspenda liminar contrária ao pagamento do piso salarial da enfermagem e concluiu parabenizando o time do Saco da Ema “Foi um feito chegar à final. Não deu, mas valeu pelo esforço e pelo vice-campeoanto. Eu fui assistir, peguei toda aquela chuva e fiquei na torcida. Toda a equipe está de parabéns”.

O presidente da Casa, vereador Marlon Costa, fechou os pronunciamentos.

“Quero dizer que  a limpeza do povoado Cajueiro vai começar. Será feita a carpina das ruas e relatar que na semana retrasada estive em Teresina juntamente com o prefetio Joaquim Neto, e conversamos a respeito do que falou aqui o vereador Chico, do roço da PI do Cajueiro. Ele me garantiu que vai tomar as providências, e caso não encontrasse apoio para resolver o problema por parte do estado,iria fazer o roço com recursos próprios do município”, e acresecentou “realmente a situação não é boa, a gente que anda de carro, não pode mais andar no acostamento porque risca o carro, principalmente daquela jurema da Palma para cá. Mas, acredito que teremos uma solução para este problema”, otimizou.

Marlon ao concluir, fez as felicitações.

“Parabenizo  todas as mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher e também ao time do Saco da Ema por ter chegado a final. Cheguei no finalzinho do primeiro tempo, assisti todo o segundo tempo e vi o time jogando bem. Não ganhou o título, mas levantar a cabeça, tem outros campeonatos pela frente. A equipe fez um feito inédito”.

Por Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 9 9417-2542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais