Patos-PI: prefeito Joaquim Neto recebe governadora Regina Sousa que inaugura obra asfáltica e escola estadual

Na tarde desta sexta-feira (26.ago) o prefeito Joaquim Neto recebeu em Patos do Piauí a governadora Regina Sousa.

Na sede do município a governadora inaugurou a obra de mobilidade urbana, num total de 29.900 metros quadrados de asfalto, executada pela Secretaria do Agronegócio (SEAGRO).

A solenidade de inauguração contou também com a presença do prefeito de Caridade do Piauí e presidente da AMVI, Toninho de Caridade, prefeito de Paulistana, Joaquim da Framácia, vice-prefeito de Paulistana, Carlos de Liberato, secretários municipais, Rafael Silva o “Rafinha” (Obras), Auzenir Costa (Saúde), Cristóvão Júnior (Administração) e Sueli Carvalho (Educação); vereadores, Marlon Costa, Wilson Vieira, Tonhão, Sarrika e Cornélio Edmundo; suplente de vereador Adalberto, dentre outros.

No povoado Cajueiro, Regina Sousa inaugurou a obra de construção da Unidade Escolar Martinho Vieira, executada pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Antes dos pronunciamentos a ex-aluna da escola e também poetisa, Luzia Costa, recitou versos enaltecendo os feitos  do Governo do Piauí.

Em seu pronunciamento a governadora felicitou a  comunidade  pela escola.

“Quero parabenizar os alunos, professores e os moradores deste povoado pela escola, ampla e aconchegante, e destacar aqui, que foi muito bom ouvir a história do homenageado com o nome da instituição, Martinho Vieira. Às vezes a gente chega na escola, vê a foto do homenageado, mas não sabe quem foi”, e voltando-se para os alunos recomendou “aproveitem, adquiram conhecimento, ele é o único bem que ninguém pode tirar de vocês, e repassem esse conhecimento. Vou sair daqui com a certeza de que vocês vão aprender bastante, vão pesquisar bastante neste computador e encontrar coisa boa e ruins, fiquem com as boas”, recomendou Regina Sousa.

O gestor do município, Joaquim Neto, falou da satisfação de ver a escola inaugurada.

“Tenho certeza que assim como eu, toda a população do Cajueiro está feliz coma construção desta escola que acomoda e vai preparar jovens para Enem em busca de uma faculdade”, e discorreu “logo que assumi a prefeitura, estive na cidade de Caridade e solicitei juntamente com o deputado Georgiano ao secretário de educação, que pudesse concluir esta escola, tão importante para aprendizagem dos nosso jovens. Foi desta iniciativa que foram liberados os recursos”, disse.

A diretora da Unidade Escolar Martinho Vieira, Mayara Oliveira, falou da importância da inauguração da instituição de ensino.

“Um dos acontecimentos mais esperados aqui na comunidade Cajueiro, foi a inauguração da nossa querida Martinho Vieira, escola da qual todos os anos saem alunos aprovados no Enem, em diferentes vestibulares, não fica atrás de nenhuma escola da 17ª GRE. Nós prestamos um serviço de educação de excelência, prezamos pela forma do cidadão crítico e reflexivo diante das diferentes situações que eles possam enfrentar em suas vidas. Deve se destacar que todos os profissionais da Martinho Vieira, mesmo aqueles que não estão compondo a mesa, são de uma importância para a existência desta escola, cada funcionário, cada aluno, cada pai de aluno, a comunidade escolar em si, sintam-se lisonjeados, representados por mim aqui neste momento. É por vocês meus alunos e para vocês que nós trabalhamos em prol de uma educação de qualidade”, afirmou.

O neto do homenageado com o nome da escola, Ivan Marques, falou em nome da família.

“Desde 1970 quando o professor Mário Vieira propôs nomear a recém fundada escola deste povoado em honra ao seu avô, Martinho Vieira da Silva. Uma linda e marcante história passa ser impregnada na vida de milhares de pessoas, pois por aqui, passaram muitos que hoje são grandes profissionais, prestando importantes serviços ao nosso país, espalhados no seu vasto território e até no exterior. Passados quase 50 anos, nossa escola ganha uma importante reforma que chamo de uma nova construção, enobrecendo ainda mais nossa comunidade, honrando a memória do nosso patriarca e enchendo de gratidão cada integrante da vasta família Vieira”, e ao concluir disse “fui aluno desta escola, me formei em jornalismo, atuo na assessoria de comunicação do município de Jaicós e também como professor mediador no curso técnico de Recursos Humanos nesta escola recém-inaugurada.”

O vereador Marlon Costa exaltou a importância da escola para a comunidade.

“Essa escola foi iniciada em 2018, mas não foi concluída. Nos reunimos, eu, prefeito Joaquim Neto,   o deputado Georgiano e o governador, e solicitamos a retomada,  a conclusão da obra que está sendo inaugurada oficialmente, pois já tinha sido inaugurada pelso alunos no início das aulas. Quero dizer que essa vitória não é minha, não é do prefeito, é de todos, porque a escola é de vocês e da geração que virá depois de vocês”, finalizou.

Orlando Figueiredo, morador do Cajueiro, falou com satisfação da conclusão e inaguração da escola.

“Estou muito satisfeito governadora pelas salas de aula que foram construídas nesta localidade, uma benfeitoria que vai ajudar na educação dos cajueirenses, dos patoenses da Fazenda Palmas, Fazenda Boqueirão, Pedra D’água, Poço do Boi, um orgulho para todos nós.”

Todas as imagens:

Fonte: Portal Saiba Mais

 

WhatsApp do Portal Saiba Mais: (89) 99922-3229

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Saiba Mais